Terça, 17/05/2022
Joinville - SC

Vigoreli : Finalmente o reconhecimento do potencial

maio 5, 2022
Vigoreli : Finalmente o reconhecimento do potencial
Compartilhar
Ouvir publicação

Um dos locais mais bonitos de Joinville finalmente está sendo valorizado. A Praia do Vigorelli ganha agora a regularização fundiária, pois hoje a situação do local é preocupante. Falta energia elétrica, sinal de celular, ligação asfáltica e ligação de água, além de transporte regular.

A regularização fundiária consiste em uma série de ações de naturezas jurídica, urbanística, ambiental e social, que objetiva a regularização de ocupações consolidadas e a titulação dos ocupantes. Em Joinville, essa iniciativa é chamada Reurb, e foi regulamentada pelo Decreto Municipal nº 42.243/2021.

De acordo com a Prefeitura, cerca de 320 moradores serão beneficiados com o Reurb. Para ter direito ao benefício é necessário ter residência comprovada em período anterior ao marco temporal do dia 22 de dezembro de 2016. Conforme Rodrigo Andrioli, secretário de Habitação, a Reurb da Vigorelli será dividida em cinco etapas: elaboração de projetos, audiência pública, licitações, obras e serviços, conclusão.

Duração prevista para 36 meses e com investimento estimado em 18 milhões de reais. A Prefeitura pretende investir em melhorias de infraestrutura, como água, esgoto, pavimentação e energia elétrica. A arquiteta urbanística, Tábata Fujiuka, representante da Associação dos Municípios do Nordeste de SC (Amunesc), apresentou o projeto urbanístico desenvolvido pela entidade, e que será contemplado na Vigorelli.

Os principais benefícios que constam no projeto apresentado são: Pavimentação de todas as vias, em paver – estilo calçadão; Pavimentação asfáltica em todo o acesso com ciclovia e sinalização; Sistema de tratamento de esgoto; Rede de abastecimento de água; Rede de drenagem pluvial; Revitalização de toda a orla com arborização, paisagismo, mobiliário e espaços integrados; Espaços reservados para restaurantes, integrados com as áreas de convivência; Integração e revitalização da faixa de areia existente; Nivelamento do calçadão para garantir acessibilidade e segurança aos pedestres; Requalificação da área de estacionamento; Iluminação pública na orla; Novas rampas de acesso a barcos. A Câmara de Vereadores de Joinville realizou audiência pública recentemente, onde garantiu apoio para a iniciativa.

Obra na via de acesso à Vigorelli

A Prefeitura de Joinville iniciou esta semana mais uma etapa do projeto de Regularização Fundiária (REURB) da Vigorelli. A Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) está efetuando a demarcação topográfica da via de acesso. Em seguida, começam as obras de melhorias no sistema de drenagem.

Depois desses trabalhos, ocorrerá a requalificação da via, que tem 1.250 metros de extensão. A obra de pavimentação será licitada pela Prefeitura de Joinville. O projeto de REURB da Vigorelli, iniciado em 2021 pela Secretaria de Habitação, contempla também energia elétrica, água encanada e esgotamento sanitário, entre outras melhorias urbanísticas.

As melhorias em infraestrutura eram aguardadas há anos pela comunidade, e o início só foi possível após o fim de um impasse judicial que durou 30 anos e foi resolvido pela Prefeitura e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta, em junho do ano passado.

O projeto contempla um calçadão, ciclofaixa entre o bairro Vila Cubatão e a Vigorelli, área de lazer, parada de ônibus, centro social, mercado de pescados, sanitário público, estacionamento e trapiche flutuante, onde poderá ter ancoragem de embarcações. O trabalho está dividido em cinco etapas, previstas para ocorrerem ao longo de 36 meses

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block