Sabado, 25/09/2021
Joinville - SC

VÍDEO : Área de Escape do km 671,7 da BR-376/PR completa dez anos de operação

agosto 25, 2021
VÍDEO : Área de Escape do km 671,7 da BR-376/PR completa dez anos de operação
Compartilhar
Ouvir publicação

Em dez anos de operação, 275 entradas com 398 vidas salvas – a mais recente na manhã de hoje, de um caminhoneiro de 30 anos.  Esse é o balanço positivo de uso da Área de Escape do km 671,7 da BR-376/PR construída pela Arteris Litoral Sul e inaugurada em 13 de agosto de 2011.

 

Na época, o projeto tinha exatamente este objetivo – de servir de refúgio para veículos com problemas mecânicos na descida da Serra da BR-376/PR, em Guaratuba. A intenção foi utilizar a mesma tecnologia de pistas de automobilismo para criar a Área de Escape na rodovia.

Com 240 metros de extensão e 8,5 metros de largura, o dispositivo se mostrou eficiente logo no primeiro mês de operação – quando registrou três entradas de veículos pesados. Dali em diante, foram diversas utilizações que reforçaram a importância dessa estrutura. Entre elas, uma das mais marcantes ocorreu no início deste ano –  quando um ônibus com 37 ocupantes fez uso da área a 118 km/h. O veículo percorreu 115 metros até o repouso absoluto – com todas as pessoas ilesas.

Na manhã desta terça-feira (25), a área foi decisiva para evitar mais um acidente. O condutor de um caminhão com 20 toneladas de cimento, fez uso da área após identificar problemas nos freios. O veículo percorreu 36 metros até parar em segurança.

“Essa foi uma solução adotada como inovação para reforço da segurança na BR-376/PR, e os números demonstraram a importância do dispositivo – a ponto de construirmos uma segunda área. O destaque em todos esses anos de operação é certamente a quantidade de vidas salvas”, avalia José Júnior, gerente de operações.

Área de Escape do km 667,3

O bom resultado da operação da área de escape do km 671,7, motivou a construção da outra área de escape da Serra da BR-376/PR, localizada no km 667,3, também na Serra do Mar em Guaratuba.

Essa estrutura é uma das mais modernas do mundo – e conta com um pórtico rolante automatizado, para facilitar a remoção dos veículos. Desde novembro de 2019, ela já foi utilizada 77 vezes com 149 vidas salvas – a mais recente na manhã de hoje, um caminhoneiro de 44 anos.

O condutor percebeu problemas nos freios da carreta e, como já conhecia a rodovia, conduziu o veículo para entrada na área. A carreta com 32 toneladas de vergalhão de ferro percorreu 55 metros até parar.

Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI 

Block