Segunda, 04/07/2022
Joinville - SC

Vereadores aprovam proibição do plantio de árvore em Joinville

fevereiro 17, 2022
Vereadores aprovam proibição do plantio de árvore em Joinville
Compartilhar
Ouvir publicação
Figueira
Figueiras, como as da frente do fórum e da CVJ, não poderão mais ser plantadas perto de calçadas

A Câmara aprovou na sessão ordinária desta segunda (14) o Projeto de Lei Complementar nº 15/2020. Texto proposto por Adilson Girardi (MDB) inclui a spathodea campanulata, nome científico da planta mais conhecida como “bisnagueira”, na lista de plantas cuja produção e plantio serão proibidos no município. Conforme o autor do projeto, essa árvore produz uma toxina que é letal para abelhas e prejudicial para aves como beija-flores.

Clique aqui e participe do grupo

de Whatsapp Aconteceu em Joinville

O projeto aprovado visa alterar o Código Municipal do Meio Ambiente (LC 29/1996) para criar a lista de árvores proibidas no município. Na tribuna, durante a discussão do projeto, Girardi destacou que sua proposição foi um  pedido dos apicultores do município. O vereador também defendeu a substituição da planta por espécies nativas.

Além da bisnagueira, o projeto prevê que a ficus benjamina, a “figueira benjamim”, não pode ser plantada a menos de cinco metros de logradouros públicos. A justificativa para a proibição nessas condições é o dano a calçadas que as raízes causam. As figueiras da avenida Hermann August Lepper, por exemplos, são dessa espécie.

Emenda

Na análise do projeto na Comissão de Urbanismo, o projeto recebeu uma emenda do vereador Wilian Tonezi (Patriota). A emenda reduz a multa prevista para o descumprimento da lei, de dez unidades padrão municipais (UPM), para três UPM, o que corresponde, hoje, a R$ 1.034,76.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block