Quarta, 29/06/2022
Joinville - SC

Vereador sugere gratuidade das passagens de ônibus para estudantes nos dias de ENEM em Joinville

junho 8, 2022
Vereador sugere gratuidade das passagens de ônibus para estudantes nos dias de ENEM em Joinville
Compartilhar
Ouvir publicação

Por meio de moção, o vereador Pastor Ascendino Batista está solicitando à Prefeitura de Joinville e às concessionárias do transporte público municipal, a gratuidade nas passagens de ônibus aos estudantes nos dias de provas do Enem. Segundo o proponente, a maioria dos jovens inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio, se deslocam de ônibus para os locais.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube!

“Muitas rendas foram afetadas durante a pandemia. Para algumas famílias, os valores das passagens fazem muita falta no orçamento. Conceder o benefício da isenção da tarifa seria uma maneira de motivá-los a fazerem o exame, sem a preocupação com o custo dos transportes”, defende.

Ainda de acordo com o parlamentar, existem várias localidades assumindo a responsabilidade de pagamento desse benefício aos estudantes, entre elas, os estados do Recife, Piauí e São Paulo. Em Santa Catarina, a capital Florianópolis também aderiu ao “Passe Livre Enem”.

Ainda de acordo com o parlamentar, desde 2009 o Enem é considerado a principal forma de ingresso ao ensino superior em instituições públicas. Com o passar dos anos, mais universidades passaram a substituir os vestibulares pelas provas. Atualmente, grande parte das faculdades particulares também oferece a opção de ingresso pelo Enem. Neste ano, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio ocorrem nos dias 13 e 20 de novembro.

 

Block