Últimas notícias
Home » Política » Veja quem são os candidatos ao governo de Santa Catarina

Veja quem são os candidatos ao governo de Santa Catarina

A menos de dois meses das eleições para presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, até o momento, pelo menos oito nomes são cogitados para concorrer ao Governo do Estado nas eleições de outubro. As candidaturas foram definidas nas convenções e já estão se apresentando nas redes sociais.

Candidato Partido Vice
Angelo Castro PCO Fávio Amaral
Carlos Moisés da Silva PSL Daniela Reinehr
Décio Lima PT Indefinido
Gelson Merisio PSD deputado federal
Ingrid Assis PSTU Ederson da Silva
Leonel Camasão PSOL Carol Bellaguarda
Mauro Mariani MDB Napoleão Bernardes
Rogério Portanova Rede Regina Célia dos Santos

 

PCO : Partido da Causa Operária

Angelo Henrique da Silva Castro foi escolhido como candidato do PCO  por unanimidade na conferência do partido, realizada em 2 de agosto, em Blumenau.

O candidato é natural de Brasília (DF), tem 47 anos e formação em Pedagogia pela Universidade Nacional de Brasília (UNB).  É a primeira vez que concorre ao governo do estado.

PSL: Partido Social Liberal

Bombeiro militar da reserva, o coronel Carlos Moisés da Silva (direita) oficializou sua candidatura ao governo de Santa Catarina - Divulgação

Bombeiro militar da reserva, o coronel Carlos Moisés da Silva (direita) é o candidato ao governo do Estado pelo PSL – Divulgação

Carlos Moisés da Silva é o candidato do PSL para disputar as eleições como governador de Santa Catarina. A decisão foi unânime e realizada em convenção do partido em Florianópolis. A vice será a advogada Daniela Reinehr.

PT : Partido dos Trabalhadores

Natural de Itajaí, Décio Lima será o nome do PT na disputa ao governo do Estado - Divulgação

Natural de Itajaí, Décio Lima será o nome do PT na disputa ao governo do Estado – Divulgação

Deputado federal por três mandatos, Décio Lima foi escolhido como candidato do PT ao governo de Santa Catarina. A convenção do partido  foi realizada no último domingo (5), em Blumenau. A ex-senadora Ideli Salvatti e o ex-desembargador Lédio Rosa também vão concorrer como candidatos pelo partido.

PSD : Partido Social Democrárico

Em aliança formada pelos partidos PSD, PP, PSB, PDT, PRB, PROS, PSC, Solidariedade, Podemos, PRP e PHS, Gelson Merísio foi confirmado como candidato ao governo de Santa Catarina.

A convenção do partido foi realizada no dia 21 de julho, em Florianópolis. Na ocasião também foram lançados 13 candidatos a deputado federal e 28 a deputado estadual e o ex Governador Raimundo Colombo como candidato ao Senado.

PSTU :Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado

Primeira candidata indígena a concorrer uma vaga ao governo de Santa Catarina, a professora da rede pública de educação Ingrid Assis promete uma campanha de combate ao sistema capitalista - Divulgação

Ingrid Assis promete uma campanha de combate ao sistema capitalista – Divulgação

De origem indígena, Ingrid Assis é a primeira mulher a se candidatar ao governo do estado nessas eleições. Natural do Amazonas, ela mora em Santa Catarina há 12 anos. Formada em Ciências Biológicas, a candidata atua como professora e dirigente sindical do Sinte.

A Professora foi escolhida em convenção partidária realizada no dia 22 de julho, em Florianópolis. Ederson da Silva foi confirmado como candidato a vice-governador, Ricardo Lautert foi definido como candidato para o senado.

PSOL : Partido Socialismo e Liberdade

Foto: Hermínio Nunes

Com 31 anos, Leonel Camasão é mestre em jornalismo pela UFSC e dirigente do Sindicato dos Jornalistas. Em 2012, ele foi candidato à prefeitura de Joinville, quando obteve mais de 10 mil votos. O resultado chamou atenção, principalmente pela pouca quantidade de recursos da candidatura, que pautou temas sociais ignorados pelos demais candidatos.

Para o pré-candidato, o desafio do PSOL nessas eleições é mostrar que é possível fazer diferente. “É possível um governo à esquerda, que distribua renda, ataque os privilégios e promova a igualdade. Por isso, aceitei o desafio de ser candidato a governador”, afirma. “É hora de ousarmos mais, de denunciarmos os que sempre governaram Santa Catarina para o 1% mais rico. É hora de governar para os 99% dos catarinenses”.  Carol Bellaguarda é candidata a vice.

MDB : Movimento Democrático Brasileiro

Mauro Mariani e Napoleão Bernardes contarão com um exército de candidatos a deputado estadual e federal, além da força de lideranças em todo o estado.

Dos 295 municípios de Santa Catarina, 222 contam com MDB, PSDB, PPS ou PR na posição de prefeito ou vice-prefeito. A coligação, que conta com nove partidos, MDB, PSDB, PR, PPS, PTC, PTB, DC, PRTB e Avante, terá 107 candidatos a deputado estadual e 79 candidatos a deputado federal.

REDE Sustentabilidade

Rogério Portanova é o candidato a governador da Rede em SC para as eleições de 2018

Rogéio Portanova REDE – Foto: Leonardo Rizzaro / Divulgação

Os filiados consolidaram a candidatura de Rogério Portanova ao Governo do Estado e de Miriam Prochnow e Diego Mezzogiorno ao Senado, além de outras 09 candidaturas para deputado federal e 12 a deputado estadual.

O pré-candidato ao Governo do Estado é professor da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua como coordenador de Gestão Ambiental na UFSC em Florianópolis.

Facebook Comments

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville