Compartilhar
A comunidade acadêmica da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) segue mobilizada em ações contra o novo coronavírus. Em todas as unidades, uma série de atividades envolvendo alunos, técnicos e professores são realizadas para contribuir contra o avanço da doença.
[ads2]
[ads1]
São destaques a fabricação dos face shields (protetores faciais) em impressoras 3D, a doação de materiais para a rede de saúde, como máscaras e luvas, e a disponibilização do hospital veterinário de Lages, entre outras ações.
No site da Udesc, foi disponibilizado um formulário voltado à comunidade acadêmica para cadastro de ações que impactam direta e indiretamente na contenção do contágio do novo coronavírus em SC. Uma rede de volundários foi criada para auxiliar nessas atividades, sob coordenação geral do vice-reitor eleito, Luiz Coelho.
Professores e alunos da Udesc Ceart, por exemplo, estão produzindo desde a última semana por volta de 40 face shields para doação a equipes médicas da Grande Florianópolis. O item de segurança é fabricado em impressoras 3D do centro, no Laboratório de Fotografia, que foi adaptado para a produção.
Na Udesc Joinville, os voluntários do FabLab, ligado a um projeto de extensão do centro, já produziram mais de mil peças de face shields, também entregues a profissionais da saúde que atuam na cidade.
O Laboratório de Robótica (Labot), da Udesc Alto Vale, também está desenvolvendo esse trabalho com impressoras 3D, assim como a Udesc Faed, que realizou outra contribuição com a doação de luvas descartáveis e álcool para instituições de saúde e segurança pública da Grande Florianópolis.
Além disso, a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) está fazendo contato com os centros de ensino com impressoras 3D para verificar os insumos necessários.
O Hospital de Clínica Veterinária (HCV), da Udesc Lages, colocou, à disposição do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, quatro respiradores que podem ser adaptados para uso humano. O hospital veterinário, localizado no campus, está fechado, mas pode ser reativado para atendimento à população, com 12 leitos.
Já o Laboratório de DNA, da Udesc Lages, também ofereceu seus equipamentos para diagnóstico molecular da Covid-19 ao Laboratório Central (Lacen), do Governo do Estado.
Sua empresa em destaque, Informações só clicar aqui
[ads2]
[ads1]
[ads2]