terça-feira,

27/02/2024

Joinville/SC

Search
Close this search box.

Transferência via DOC termina nesta segunda-feira

A transferência via DOC (Documento de Ordem de Crédito) será encerrada a partir das 22h desta segunda-feira (15).

Os bancos deixarão de oferecer esse serviço de emissão e agendamento para transações entre diferentes instituições financeiras, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas.

O anúncio do fim da transferência via DOC foi feito no ano passado, e a data máxima para agendar o DOC será 29 de fevereiro, quando os bancos encerrarão o sistema definitivamente.

Além do DOC, outra modalidade de transferência que deixa de existir a partir das 22h desta segunda-feira é a Transferência Especial de Crédito (TEC), que era utilizada por empresas para pagamento de benefícios a funcionários, mas já não tinha tanto uso.

Nos últimos anos, as transações via DOC e TEC perderam espaço para o Pix, sistema de transferência instantânea criado pelo Banco Central que não tem custo para pessoas físicas.

O DOC, criado em 1985, permitia o repasse de recursos até as 22h, com a transferência sendo quitada no dia útil seguinte à ordem.

Dados do Banco Central mostram que as transferências via DOC somaram 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023, equivalendo a 0,05% das 37 bilhões de transações realizadas no período.

A Transferência Eletrônica Disponível (TED), utilizada principalmente para transferência de grandes valores, continuará em vigor.

Criada em 2002, a TED permite o envio de recursos entre instituições diferentes até as 17h dos dias úteis, com a transação sendo quitada em até meia hora.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo