sábado,

25/05/2024

Joinville/SC

Search
Close this search box.

Tornado provoca danos em Balneário Gaivota e Sombrio na madrugada do último sábado

Durante a madrugada do último sábado, por volta das 2h, uma tempestade intensa, caracterizada como uma supercélula, desencadeou um tornado no Sul de Santa Catarina, causando consideráveis estragos em Balneário Gaivota e Sombrio.

Os danos principais envolveram o destelhamento parcial ou total de residências e galpões, além da queda de árvores.

Esse evento climático foi resultado da convergência de uma frente fria com o aprofundamento de um sistema de baixa pressão no Paraguai, somado ao intenso fluxo de calor e umidade provenientes da região amazônica, criando condições propícias para o surgimento de tempestades severas em Santa Catarina.

As supercélulas são tempestades poderosas que possuem rotação, um componente essencial para a formação de tornados.

Elas têm o potencial de causar estragos significativos, como ventos fortes capazes de destelhar construções, derrubar árvores e afetar a rede elétrica.

A análise combinada de imagens de radar, fotos e vídeos do local atingido confirmou pela Defesa Civil de Santa Catarina a ocorrência de um tornado entre os municípios de Sombrio e Balneário Gaivota.

Apenas em novembro, este já é o quinto tornado confirmado pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. O primeiro foi registrado em 6 de novembro, em Cunha Porã (Região Oeste); o segundo ocorreu em 11 de novembro, em Tubarão, no Litoral Sul; o terceiro foi em 16 de novembro, em Itá (Meio-Oeste); e o quarto, na manhã do dia 18, em Urupema, no Planalto Sul.

 

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo