Home » Sáude » Pacientes do Hospital São José têm continuidade de tratamento em casa

Pacientes do Hospital São José têm continuidade de tratamento em casa

Toda semana uma equipe multiprofissional, com pelo menos um médico e um técnico de enfermagem, vai até a casa de um paciente para prestar os cuidados necessários e atualizar as orientações. O ambiente hospitalar é substituído pela comodidade do lar e o apoio dos familiares.

Esta atividade é fornecida por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), do Hospital Municipal São José, e desenvolvido com recursos do Ministério da Saúde. Atualmente, o SAD tem em média 60 pacientes internados diariamente e há lista de espera por novas internações.

Durante o atendimento nos domicílios, a EMAD (Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar) realiza procedimentos como a medicação endovenosa de antibióticos, analgésicos, soluções de hidratação, realiza o controle de anticoagulação, cuidado com pacientes terminais. Pode fazer também curativos diários, apoio psicológico, suporte nutricional, coleta de exames laboratoriais, entre outros.

O médico Ricardo Araújo Alves comenta que o modelo aumenta a comodidade do paciente, que é atendido em seu ambiente, ajuda a humanizar o atendimento, reduz o risco de infeção hospitalar e deixa de ocupar um leito hospitalar. “É vantajoso para o paciente, para o hospital e para o serviço público”, diz.

Segundo a enfermeira Liliani Azevedo, o prazo de permanência no Serviço de Atenção Domiciliar é de 30 dias. Após alta, o paciente é transferido aos cuidados de sua Unidade Básica de Saúde.

Facebook Comments
error: Aconteceu em Joinville!