domingo,

23/06/2024

Joinville/SC

Search
Close this search box.

Sinduscon Joinville comemora 75 anos

O Sinduscon Joinville, o mais antigo sindicato da indústria da construção civil em atuação em Santa Catarina, comemorou na noite de terça-feira (28/11) seus 75 anos.

O evento reuniu cerca de 200 convidados, entre autoridades, empresários e profissionais da construção civil.

Representante de um dos setores que mais gera emprego e renda no país, o Sindicato da Indústria da Construção Civil conta com mais de 60 associados e representa cerca de 1.500 empresas da região – principalmente construtoras e incorporadoras.

Em Joinville, o setor emprega mais de 9 mil trabalhadores com carteira assinada.

O presidente do SINDUSCON Joinville, engenheiro civil Carlos Lopes, se diz honrado em presidir a entidade, mas reforça que o mais importante é o legado deixado para a sociedade.

“Presidente e diretores são cargos passageiros, mas o legado construído há mais de sete décadas pelo SINDUSCON não.

Comemorar 75 anos é comemorar os desafios vencidos e as conquistas obtidas ao longo da história.”

O evento em comemoração ao aniversário do SINDUSCON Joinville teve o patrocínio das empresas Novalogic, Krona, Color X, Alumínios Tubarão, Argamassa Dun Dun, Contra-chama, FGO, Concrebrás, Rei das Divisórias, Sala Engenharia, Ferreira Camargo Esquadrias, Portobello, Totvs, Cidade das Águas e CredCrea.

Profissão Construir

Além de representar as empresas da construção civil e participar das discussões e das políticas públicas para o desenvolvimento da cidade, o SINDUSCON Joinville se preocupa com a formação profissional, a empregabilidade, a saúde e a segurança dos trabalhadores.

Como parte das comemorações de aniversário, o SINDUSCON Joinville lançou neste ano o projeto Profissão Construir, uma das maiores iniciativas de capacitação profissional do setor.

O projeto é realizado em conjunto com a FIESC, SENAI E SEBRAE em parceria com o SECONCI Joinville e Prefeitura. A iniciativa conta com o apoio das empresas Krona Tubos e Conexões, CDA Metais, EZA Administração de Bens, Rock Investimentos, Tintomax Tintas e Versátil Andaimes e Escoramentos.

O objetivo do Profissão Construir é acabar com o apagão de mão de obra qualificada na indústria da construção civil e despertar nos jovens o interesse pelo setor.

“Somos uma indústria tão atrativa quanto qualquer outra, com excelentes oportunidades para quem deseja seguir carreira no setor.

Arrisco dizer, inclusive, que estamos entre as que oferecem melhor remuneração e ótimas oportunidades de crescimento profissional”, avalia Carlos.

Responsabilidade social

A segurança e a saúde dos trabalhadores são os carros-chefes do SECONCI Joinville, o braço social do SINDUSCON.

A entidade desenvolve o programa Obra Mais Segura e, nesta terça-feira, premiou as empresas que se destacam no cuidado com seus profissionais e no uso de soluções inovadoras para garantir a conservação da vida nos canteiros de obras.
As boas práticas das construtoras e incorporadoras também foram reconhecidas durante o evento de 75 anos. A segunda edição do Prêmio SINDUSCON reconheceu projetos de inovação, responsabilidade social, tapume mais bonito, associados mais participativos e personalidades dos setores público e privado.
A atuação de representantes do poder legislativo e executivo atentos às demandas da indústria da construção civil também foi enaltecida com a entrega de menções honrosas.
VENCEDORES E HOMENAGEADOS DA NOITE
Homenagem por tempo de filiação – 15 ANOS
Concrebrás
Fator 3
Menção honrosa
Deputado federal Darci de Matos, por sua atuação na aprovação da Lei Federal 14.285/2021, que trata das margens de cursos e corpos d’água em áreas urbanas consolidadas.
Presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, vereador Diego Machado, pelas discussões que levaram à aprovação da Lei Complementar nº 601/2022.
Secretário municipal de Meio Ambiente, Fábio Jovita, por sua atenção às demandas da indústria da construção civil, em especial à Lei Complementar nº 601/2022.
Vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin, pelo Programa Joinville Mais Bonita, que conta com a participação de associados do SINDUSCON Joinville.
2º Prêmio SINDUSCON
Tapume Mais Bonito: empreendimento Soul, da Halsten Incorporadora
Inovação: projeto Fachada Ventilada, da Axia Vectra
Responsabilidade Social: projeto Parceria Verde com Joinville, da Daxo
Personalidade do Setor Privado: empresário Antônio Carlos Wolf
Personalidade do Setor Público: prefeito de Joinville, Adriano Silva
Associados Mais Participativos:
André Pagel Eidelwein, da Arch Ability
Bruno Freitas Cauduro de Oliveira, da Veja Construtora
Francielly Nandi, da Alumínios Tubarão
Francisco Mauricio Jauregui Paz, da Adobe Engenharia
Rafael Presente de Melo, da Incorposul
Prêmio Obra Mais Segura/SECONCI
Destaque Agente Somas 2023: Rogério Augusto de Carli, da Incorposul Empreendimentos
Inovações e Recursos para Segurança: Halsten Empreendimentos
Investimento em Saúde no Canteiro de Obra: Axia Vectra

Para saber mais sobre o SINDUSCON e os eventos em comemoração os 75 anos do sindicato, acesse https://www.sinduscon-joinville.org.br/v2021/

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo