sábado,

20/04/2024

Joinville/SC

Search
Close this search box.

Sergio Moro é o novo cidadão honorário de Joinville

A Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) entregou nesta sexta-feira (27), em sessão solene, o título de Cidadão Honorário ao senador paranaense Sergio Fernando Moro. A proposição da honraria foi do vereador Nado (PROS).

A cidadania honorária joinvilense é concedida a pessoas nascidas em outros municípios, mas que tenham prestado serviços a Joinville. Segundo Nado, “Moro desempenhou importante papel, entre 1999 e 2002, na condução de processos judiciais que defendiam o meio ambiente e o desenvolvimento urbano em Joinville”, ocasião em que era juiz federal.

Já o presidente da CVJ, Diego Machado (PSDB), destacou que a outorga do título “representa a manifestação de que o povo joinvilense está ao lado do senador”, referindo-se à atuação dele, então juiz da 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, sobre a qual a operação Lava-Jato estava atrelada.

Moro agradeceu ao vereadores pela concessão do título e aos demais políticos catarinenses que prestigiaram a cerimônia, dentre eles deputados estaduais, federais de Joinville e os senadores Esperidião Amin (PP) e Ivete Appel da Silveira (MDB), além do prefeito Adriano Silva (Novo) e do ex-prefeito Udo Döhler (MDB).

“Tenho uma ligação especial com a cidade. Minha filha nasceu aqui. Joinville é uma potência industrial, motivo de orgulho para os cidadãos. Levarei essa homenagem em meu coração”, afirmou.

Trajetória

Moro tem 50 anos e é natural de Maringá (PR). Foi eleito senador nas últimas eleições federais com 1.953.188 votos. Anteriormente, trabalhou como diretor-geral da Alvarez & Marsal Disputes and Investigations em São Paulo. Tem mais de 20 anos de experiência jurídica e investigativa, incluindo a atuação como ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil entre 2019 e 2020. Antes disso, atuou como juiz federal por mais de 20 anos.

O homenageado é mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Recebeu diversas homenagens, incluindo o “Prêmio Personalidade do Ano 2018”, da Câmara de Comércio Brasil-Americana em Nova York, o Prêmio Notre Dame e o Doutor Honoris Causa em Direito, pela Universidade de Notre Dame.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo