Sexta, 30/07/2021
Joinville

Saúde realiza ação educativa de combate à dengue em empresas

junho 24, 2021
Saúde realiza ação educativa de combate à dengue em empresas
Compartilhar
Ouvir publicação

Como atividade da campanha “Joinville contra a Dengue”, a Secretaria da Saúde de Joinville, por meio da Vigilância Ambiental, realiza ações de conscientização nas empresas, para mostrar como funciona o trabalho de combate ao Aedes aegypti e orientar sobre formas de prevenção da doença.

Participe do grupo de Whatsapp Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

Na iniciativa, os agentes de combate à endemia levam aos locais objetos utilizados nas ações de campo, como bomba costal usadas na aplicação do fumacê, armadilhas que mensuram a presença e a quantidade de mosquitos na região, as Estações Disseminadoras, além de diferentes tipos de recipientes que podem se tornar criadouros e um microscópio onde é possível observar larvas e exemplares do mosquito.

Como orientação para ser realizada em cada, os participantes recebem o material “10 minutos para eliminar o mosquito”, uma relação com treze procedimentos que devem ser realizados semanalmente.

Entre as indicações, estão manter caixas d’água e reservatórios bem fechados, pneus sem água e em locais cobertos, garrafas vazias e de boca para baixo, ralos limpos e com tela, pratos de vasos de plantas com areia até a borda, bromélias e outras plantas sem acúmulo de água, entre outros.

Participe das PROMOÇÕES do AJ no You Tube – Clique aqui e se inscreva

“Orientamos os trabalhadores das empresas sobre como proceder para combater os focos do Aedes aegypti. Muitas pessoas se interessam e param para ouvir e conhecer os materiais e equipamentos. É uma ação com intuito educativo onde estimulamos a comunidade a levar os cuidados para as suas casas e também para o seu ambiente de trabalho”, explica o coordenador da Vigilância Ambiental de Joinville, Anderson da Silva.

As empresas que já receberam a mostra foram selecionadas por estarem em regiões com grande quantidade de focos do mosquito e elevado número de casos de dengue. A ação é realizada também no turno da noite, para que possa atingir mais trabalhadores.

Aconteceu em Joinville no Twitter – Clique Aqui

A Amanco é uma das companhias de Joinville que recebeu os agentes. Na última segunda-feira (21/6), a equipe da Vigilância em Saúde apresentou o trabalho aos funcionários da empresa, durante os três turnos de expediente.

De acordo com o técnico em Segurança do Trabalho da Amanco, Thiago Binotto, a proposta da exposição veio ao encontro dos interesses da empresa que planejava realizar uma campanha educativa para os seus colaboradores.

“Foi muito positivo. As orientações não atingiram apenas a empresa, mas serão multiplicadas para outros bairros onde moram as pessoas que trabalham aqui”, comenta Thiago.

As empresas que tiverem interesse em receber a ação educativa, podem entrar em contato com a Vigilância Ambiental, pelo telefone (47) 3433-1660, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e solicitar o agendamento.

Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI

Block