Terça, 26/10/2021
Joinville - SC

São Francisco melhora movimentação no Porto

setembro 27, 2021
São Francisco melhora movimentação no Porto
Compartilhar
Ouvir publicação

O Porto de São Francisco do Sul registra crescimento de 17% na movimentação de navios na comparação entre os oito primeiros meses do ano em relação ao mesmo período de 2020.

Esse ano, o terminal portuário da Ilha de Babitonga recebeu 320 navios cargueiros, contra a chegada de 274 embarcações verificadas no período anterior, com uma média de 40 navios por mês, neste ano, enquanto que no ano passado chegou a 34.

O desempenho tem animado o Governo do Estado. Segundo a SCPar, que administra os portos catarinenses, o resultado tem refletido os projetos de modernização dos terminais públicos para fazer frente à busca de maior competitividade em relação a outros portos. Fazem parte ainda do complexo portuário situado no entorno dois portos privados, em Itapoá e o TESC, também em São Francisco.

A movimentação de carga no Porto de São Francisco também teve crescimento de 14% nos oito primeiros meses de 2021. As cargas alcançaram 9,7 milhões de toneladas este ano, enquanto que, no mesmo período de 2020, somaram 8,5 milhões de toneladas. Os maiores carregamentos correspondem a madeira, celulose e produtos siderúrgicos, além de fertilizantes e grãos.

São Francisco do Sul tem o maior porto em movimentação de carga do Estado de Santa Catarina, considerando os terminais públicos, com sete berços de atracação que ocupam uma área de 244 mil metros quadrados. Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, no ranking entre todos os portos brasileiros ocupa a sétima colocação e, no comparativo em movimentações de carga geral entre o primeiro semestre de 2020 e 2021 registrou 77%, enquanto o aumento na média dos portos brasileiros foi de 19%.

O presidente do Porto de São Francisco, Cleverton Vieira, informa que há investimentos na sinalização náutica e na dragagem de manutenção do acesso aquaviário, para garantir condições para otimizar o processo de carga e descarga dos navios, o que vem contribuindo na expansão das atividades.

Block