Quarta, 29/06/2022
Joinville - SC

Programação do Festival de Cinema FALA São Chico inicia nesta quarta-feira

maio 19, 2022
Programação do Festival de Cinema FALA São Chico inicia nesta quarta-feira
Compartilhar
Ouvir publicação

A 1ª edição do Festival de Cinema FALA São Chico, que começa nesta quarta-feira (25), em São Francisco do Sul, traz extensa programação de filmes, oficinas e palestras totalmente gratuitos. Consta na programação oficial do evento, que é composta pelas sessões de cinema – duas mostras competitivas e também filmes convidados.

A terceira cidade mais antiga do Brasil será palco da exibição de 31 filmes, sete deles produções internacionais, que farão parte de nove sessões de cinema. Além disso, o Festival conta com formação profissional para o público, apresentações musicais, feira de artesanato, e diversas atividades turísticas, tudo totalmente gratuito.

Serão realizadas também oficinas de formação, palestras, apresentações musicais, feira de artesanato, tudo ambientado no Centro Histórico da cidade, às margens da Baía da Babitonga. Os 27 filmes selecionados para as Mostras Competitivas: Mostra Infanto-juvenil e Mostra Curtas, que se subdivide em Mostra Catarinense e Mostra LatinoAmericana, serão apreciados pelo Júri Oficial e concorrem a mais de 25 mil reais em prêmios de empresas parceiras da Associação Cultural Panvision, a realizadora do evento.

Ao fim de cada sessão, o público também poderá votar no filme favorito. A obra que tiver melhor resposta do público levará o troféu Panvision de Melhor Filme eleito pelo Júri Popular. A programação abre na quarta-feira, dia 25, às 18h30, com a apresentação musical em frente ao Cine Teatro X de Novembro, de Patrícia Menezes, e os músicos convidados Kelwin Grochowicz e Djavan Renato.

A Cerimônia de Abertura inicia às 19h30, e logo a seguir a primeira sessão de curtas-metragens com os filmes catarinenses Cores da Penha, dirigido por Jonatan Gentil, e Nascentes do Saí, de Teno Broll. Os filmes voltados para a infância e juventude serão exibidos em dois dias, quinta (26) e sexta-feira (27), com uma sessão no período da manhã (9h) e outra à tarde (15h). Já as noites serão exclusivas para a sessão dos curtas catarinenses, seguidos das produções latinoamericanas, encerrando às 21h.

Cada sessão possui uma classificação indicativa diferenciada. A organização sugere que seja verificada. Os filmes das mostras competitivas possuem legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE). No sábado (28), às 11h, uma sessão especial, exibindo filmes com a temática Meio Ambiente, contará com três recursos de acessibilidade: janela de Libras, LSE e áudio-descrição.

No sábado (28), à noite, último dia do Festival, a programação conta com a Cerimônia de Premiação e encerra o Festival de Cinema com o resultado das Mostras Competitivas. E, em seguida, fechando o Festival, a exibição de um Documentário Longametragem Convidado.

Block