Terça, 17/05/2022
Joinville - SC

Santa Catarina registra 119 municípios atingidos pelas chuvas

maio 5, 2022
Santa Catarina registra 119 municípios atingidos pelas chuvas
Compartilhar
Ouvir publicação

Equipes do Governo do Estado continuam com apoio e auxílio aos municípios impactados pelas chuvas fortes, que atingiram Santa Catarina entre segunda, 2, e quarta-feira, 4. Até o momento, 119 cidades relataram ocorrências que vão desde alagamentos, deslizamentos, queda de árvores e muros. Há a confirmação de três óbitos, dois em São Joaquim e um em Urubici, além de 44 mil pessoas afetadas, entre 7.100 desalojados e 518 desabrigados.  Os dados estão no último boletim da Defesa Civil estadual, conforme repassados pelos municípios.

 

:: Relatório atualizado da Defesa Civil disponível aqui

Entre os municípios afetados, 11 decretaram situação de emergência: Tubarão, Orleans, Forquilhinha, Urubici, Maracajá, Araranguá, São Joaquim, Lages, Laurentino, Anitápolis e Taió. A Defesa Civil do Estado já deu início à distribuição de itens de assistência humanitária, entre cestas básicas, água potável, colchões, kits de higiene pessoal e limpeza.

Governador visita áreas afetadas e sobrevoa regiões atingidas

Foto: Peterson Paul / Secom

Nesta quinta-feira, Carlos Moisés foi a Rio do Sul e Tubarão para visitar áreas afetadas e sobrevoar regiões atingidas pelas chuvas. Pela manhã, vistoriou locais no Alto Vale do Itajaí e reforçou o compromisso do Estado de investir permanentemente na prevenção de enchentes. Na parte da tarde, no Sul do estado, também sobrevoou as regiões mais castigadas.  As duas regiões foram mais atingidas por conta do alto volume pluviométrico registrado em Santa Catarina desde segunda-feira.

O governador reforçou o auxílio à população atingida, além da união de esforços com os municípios para superar o momento. “É um momento delicado, mas temos a convicção de que tudo será restabelecido com a ajuda de todos. Estamos apoiando todos os atingidos, desde o início deste evento climático, com todas as suas instituições”, disse o governador.

Situação nas estradas

O tráfego de veículos na Serra do Rio do Rastro (SC-390) está liberado. A rodovia estava bloqueada por questões de segurança desde a tarde desta quarta-feira, 4. Equipes da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade e da Polícia Militar Rodoviária monitoram a situação, ocasionada pelo alto volume de chuvas dos últimos dias. A atualização está disponível aqui.

Aulas suspensas pelo Estado

A Secretaria da Educação comunica que 152 escolas estaduais estão com as aulas suspensas nesta quarta-feira. O principal motivo da suspensão é devido à locomoção dos estudantes, que não conseguem chegar às unidades por causa das chuvas. O retorno das aulas está previsto até o fim da semana, a depender da situação de cada região.

As suspensões atingem escolas das coordenadorias regionais de Educação de Araranguá, Criciúma, Florianópolis, Ibirama, Laguna, Rio do Sul, Taió e Tubarão. A reposição das aulas está garantida para cumprimento dos 200 dias letivos previstos em lei.

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block