Últimas notícias
Home » Brasil » Rússia abre inquérito contra brasileiros por assédio
    

Rússia abre inquérito contra brasileiros por assédio

O Ministério do Interior da Rússia abriu um inquérito formal contra os brasileiros que, nos primeiros dias da Copa do Mundo, constrangeram uma mulher em Moscou, num vídeo que difundiram pela internet.



A investigação foi aberta pelo Ministério do Interior, após uma denúncia da advogada e ativista Alyona Popova, símbolo da luta pelos direitos da mulher no país.  Os brasileiros envolvidos no caso podem ser multados ou proibidos de voltar à Rússia. Pelo menos quatro brasileiros cercam uma mulher não identificada e gritam frases em alusão ao órgão sexual feminino, pedindo para a vítima repetir suas palavras.

O vídeo motivou uma nota de repúdio da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE). O assunto foi levado pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Simone Santana (PSB), e gerou debate entre os parlamentares. Nas imagens, é possível identificar o advogado e ex-secretário de Turismo de Ipojuca Diego Jatobá. Também foi identificado um tenente da Polícia Militar de Santa Catarina, a corporação confirmou que se trata de Eduardo Nunes e que serve em Lages.

Em nota, a PM catarinense disse que “não corrobora com esse tipo de atitude, que é incompatível com a profissão e o decoro da classe”. Um processo administrativo-disciplinar para apurar a conduta do militar será aberto assim que o tenente retornar de viagem.  Revoltados com o assédio, alguns brasileiros escreveram para a Embaixada do Brasil pedindo desculpas pelo comportamento dos homens. A deportação do grupo também foi uma das reivindicações.

……………………..

Facebook Comments

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville