Quinta, 30/06/2022
Joinville - SC

Rumo Logística apresenta plano de investimentos para ferrovias na região

junho 22, 2022
Rumo Logística apresenta plano de investimentos para ferrovias na região
Compartilhar
Ouvir publicação

A Rumo Logística, operadora da malha ferroviária em Santa Catarina, apresentou seu plano de investimentos para as ferrovias do estado, considerando a extensão da concessão da malha sul.  No início desta noite da última terça-feira, (21) durante reunião no Ministério da Infraestrutura com o Fórum Parlamentar catarinense, o ministro Marcelo Sampaio assumiu o compromisso de incluir na outorga das concessões do sistema ferroviário no Sul do Brasil o tão esperado contorno ferroviário.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube!

Com isso, a concessionária RUMO vai assumir a construção sem nenhum custo ao Governo Federal. Com isso a obra não será comprometida com a burocracia da lei de licitações e pode iniciar assim que a concessão seja renovada antecipadamente. Mais uma conquista como presidente do fórum.

 

Conforme informações do Porto de São Francisco do Sul, anualmente, cerca de 700 trens chegam ao complexo portuário, carregados de soja e milho, principalmente. São mais de 3 milhões de toneladas de carga, o que representa 50% do total dos embarques de grãos do porto. A outra metade chega por meio de caminhões. A maior parte da carga é proveniente de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul e alcança o porto por meio do corredor ferroviário que liga Mafra, no Planalto Norte de SC, ao Porto de São Francisco, num trajeto de 170 quilômetros.

Em Corupá, a 80 quilômetros do complexo portuário, é feito o transbordo e distribuição dos vagões que seguem para São Francisco. Como as composições circulam a 25-30 quilômetros por hora, esse percurso demora cerca de 2,5 horas.

Em média, cada trem da empresa Rumo é composto por 80 vagões, que transportam em torno de 50 toneladas cada um. Assim, todos os anos, aproximadamente 57 mil vagões são descarregados no complexo portuário

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block