Terça, 28/06/2022
Joinville - SC

Rumo ao Catar 2022 – Os 7 Grandes Momentos da Seleção Brasileira

abril 25, 2022
Rumo ao Catar 2022 – Os 7 Grandes Momentos da Seleção Brasileira
Compartilhar
Ouvir publicação

A seleção brasileira ainda se encontra em busca do sexto título mundial, mas separamos pelo menos sete grandes momentos do Brasil para inspirar o torcedor brasileiro. Com o ranking da FIFA colocando de volta o Brasil em primeiro lugar e as casas de apostas copa do mundo também enaltecendo o favoritismo de nossa seleção, resta apenas o torcedor também começar a acreditar. Por isso, separamos momentos inesquecíveis para o torcedor canarinho relembrar.  

1958 – O primeiro título sob o comando do Rei Pelé

O primeiro período de glórias da seleção brasileira se iniciaria oito anos após a decepção imensa de ter perdido uma Copa do Mundo jogando em casa. Após a derrota da seleção para o Uruguai em pleno Maracanã, no episódio que ficou conhecido como “Maracanazo”, uma reformulação havia acontecido ao longo dos anos seguintes. 

E foi naquela Copa do Mundo disputada na Suécia que o Brasil demonstrou para o mundo a hegemonia que viria nos anos seguintes. Com uma sólida defesa que sofreu apenas 4 gols durante a competição. Na frente, o trio Garrincha, Pelé e Vavá fez história e ajudou a seleção a conquistar o mundial contra a própria Suécia, em plena casa do adversário e com uma goleada por 5 a 2 na final. Essa equipe contava ainda com outros monstros sagrados do futebol mundial como Zagallo, Bellini e Nilton Santos. Teria sido essa a melhor seleção brasileira de todos os tempos? 

1962 – Com lesão de Pelé, Garrincha assumia o protagonismo

Na copa seguinte, disputada no Chile, o Brasil defenderia pela primeira vez o seu título de campeão mundial. Entretanto, um susto na primeira fase quase desestabilizou a seleção brasileira. Pelé, principal jogador do futebol mundial na época, se lesionou ainda na segunda partida e o Brasil precisou encontrar forças para seguir adiante e buscar o título. E conseguiu isso com um show de Garrincha, o anjo das pernas tortas. Tendo derrotado a seleção anfitriã, o Chile, nas semifinais com uma goleada por 4 a 2, a seleção sacramentou seu título com uma vitória sobre a Tchecoslováquia por 3 a 1 na grande final.  A mesma Tchecoslováquia havia proporcionado um jogo duro na primeira fase que terminou empatado em 0 a 0 e com a lesão de Pelé. De qualquer forma, mais uma vez o Brasil trouxe o troféu para casa e foi recepcionado nos braços da torcida.

Peru v Brazil – South American Qualifiers for Qatar 2022 / Pool/Getty Images

1970 – 90 milhões em ação, pra frente Brasil!

No auge da ditadura militar, e tendo feito uma campanha decepcionante na copa do mundo anterior, em 1966, a seleção brasileira chegava para a copa de 1970 no México pressionada. De qualquer forma, era nítido que tínhamos a melhor seleção do torneio e sob o comando de Zagallo, agora não mais como jogador e sim como treinador, a seleção canarinho encantou o mundo. Com um show de Pelé, Jairzinho, Gérson, Rivelino, Tostão, Clodoaldo e todos os outros jogadores a seleção brasileira encantou o mundo e até hoje muitos afirmam que essa teria sido a maior seleção brasileira de todos os tempos.

1982 – Sem título, mas marcada na história do futebol mundial

A seleção brasileira que disputou a copa do mundo de 1982 na Espanha não ganhou mas encantou o mundo do futebol.  A equipe formada por Telê Santana em 1982 jogava bonito desde antes de chegar a copa do mundo, cheia de expectativas. Com um futebol ofensivo e envolvente tinha como destaques craques como Zico, Falcão, Sócrates e Toninho Cerezo. Com uma primeira fase bastante convincente vencendo com folga todos os jogos, e uma vitória bonita sobre a principal rival a Argentina já na fase seguinte, o jogo contra a Itália foi cercado de um clima de euforia dada a campanha pífia da equipe Italiana até então. Infelizmente, todos sabemos do trágico desfecho no 3 a 2 que causou nossa eliminação com gol de Paolo Rossi que ficaria marcado como o carrasco de uma das maiores equipes de futebol de todos os tempos.

1994 – É tetra!

Foram 24 anos de sofrimento do torcedor brasileiro, sem títulos da copa do mundo, até chegar à redenção na Copa de 1994 disputada nos
Estados Unidos. Sob a batuta da dupla Bebeto e Romário, a seleção brasileira fez uma campanha impecável embora sofrida.  O inesquecível gol de falta de Branco contra a Holanda nas quartas de final levou a seleção adiante, para uma vitória dramática nas semifinais contra a Suécia e depois uma final de emoção até o fim, culminando com a conquista nos pênaltis e o famoso grito de “É tetra”

1998 – Um fina inesperado para uma boa seleção

Mais uma vez vale a pena falar de uma seleção que não conquistou a copa do mundo. A seleção de 1998 chegava à copa com o status de atual campeã, e com a renovação do elenco contando com novos craques como Ronaldo Fenômeno e Rivaldo. A equipe foi até a final, com grande campanha, mas acabou derrotada pela França na final, depois de um polêmico episódio de saúde ocorrido com o craque Ronaldo.

2002 – Finalmente o penta!

Mantendo como base a dupla Rivaldo-Ronaldo a seleção se redimiu na Copa do Japão e Coréia e trouxe para casa finalmente o Pentacampeonato. 

E você, concorda que esses foram os sete grandes momentos da seleção brasileira na história?

Block