
Compartilhar
Joinville fará aniversário no dia 9 de março, e já terá um presente antecipado. Começaram as primeiras obras para a reforma do antigo Moinho, que abrigará uma instituição de ensino. A Fiesc/Sesi entrará com um investimento de R$100 milhões, promovendo a revitalização do Moinho Joinville, tombado como patrimônio histórico municipal em 2019.
Além disso, será construído um complexo com o oferecimento desde a Educação Básica até o Ensino Superior. O objetivo é que essa parte já esteja funcionando em 2024 para mais de dois mil e quinhentos alunos, visando o ensino profissionalizante. Além de ser um reforço na Educação, se tornará mais um cartão postal de Joinville. O investimento permitirá outras obras que terão que ser promovidas.
Uma delas é justamente o acesso ao Moinho, seguindo regras do Impacto de Vizinhança. Algo que a Fiec/Sesi já concordou em seguir, e colocar em execução.
O acesso seria então pela Rua Santos, e a saída pela Rua Urussanga, algo que a entidade deverá arcar em questão de custos, pois há necessidade de pavimentação e readequação. O Moinho tem uma imagem imponente no visual e passará a ser mais um atrativo turístico para Joinville.
O prédio do antigo moinho foi adquirido pela FIESC em 2019, mesmo ano em que foi tombado como patrimônio histórico. O local abrigou o porto de Joinville e foi responsável por 40% da moagem de trigo de Santa Catarina.