Terça, 03/08/2021
Joinville

Reviravolta: Vereador Sidney Sabel consegue liminar e fica no cargo

maio 23, 2021
Reviravolta: Vereador Sidney Sabel consegue liminar e fica no cargo
Compartilhar
Ouvir publicação

Sidney Sabel (Democratas) conseguiu neste domingo (23) uma liminar junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para continuar vereador. Na última quarta-feira (19), a Câmara foi notificada pelo juiz da 95ª Zona Eleitoral sobre decisão do Tribunal Regional Eleitoral de SC de mudar o resultado da eleição de 2020. O TRE/SC declarou nula a chapa do partido de Sabel. A vaga ficaria com o Partido Republicano da Ordem Social (PROS), que traria para a CVJ Ednaldo José Marcos, que foi o mais bem votado do partido, com 2.287 votos.

Participe do grupo de Whatsapp Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

Na decisão proferida nesta tarde, o ministro do TSE Luiz Felipe Salomão disse que as circunstâncias descritas na decisão do TRE/SC “são insuficientes para reconhecer a invalidade da chapa do Democratas em Joinville por fraude à cota de gênero”.

O advogado de Sidney Sabel, Marcelo Ferreira, argumentou que o partido tinha 28 candidatos no total, sendo 18 homens e 10 mulheres. Ainda que as duas candidaturas femininas que, supostamente, seriam “fantasmas” fossem confirmadas, relatou o ministro Salomão, a cota mínima (30%) estaria cumprida. Além disso, o magistrado escreveu na decisão que não ficou realmente claro, por meio das provas apresentadas pelo PROS, se as duas candidaturas do DEM realmente eram fraudulentas.

Participe das PROMOÇÕES do AJ no You Tube – Clique aqui e se inscreva

Os processos (0600739-54.2020.6.24.0095 e 0600745-61.2020.6.24.0095) tramitaram na justiça Eleitoral em Santa Catarina, com decisões favoráveis ao partido de Ednaldo José Marcos. Com a decisão do TSE neste domingo, Sidney Sabel continua vereador e será preciso aguardar o julgamento da ação em Brasília.

Até o momento (17h30), a Procuradoria Jurídica da CVJ ainda não havia se manifestado sobre a situação. Ednaldo José Marcos chegou a ser convocado para assumir a vaga nesta segunda-feira (24). Mais informações em breve.
Jornalismo CVJ


Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI 

Block