Domingo, 01/08/2021
Joinville

Realização do Copão Kurt Meinert depende da pandemia

julho 7, 2021
Realização do Copão Kurt Meinert depende da pandemia
Compartilhar
Ouvir publicação

A Secretaria de Esportes (Sesporte) apresentou aos vereadores o planejamento das ações para o segundo semestre do ano. No encontro, realizado pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, o secretário André Mendonça Furtado Mattos falou sobre a realização do Copão Kurt Meinert, suspenso temporariamente em virtude da covid-19, e explicou as etapas do Programa de Iniciação Desportiva (PID) para 2021.

Participe do grupo de Whatsapp Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

O debate sobre o planejamento e as ações da Sesporte foi proposto por Sidney Sabel (DEM). Na reunião, o vereador questionou sobre a edição 2021 do Copão Kurt Meinert, que, segundo ele, por reunir mais de 180 equipes, pode ser o maior torneio de futebol amador do país. Sabel defendeu a realização do evento por conta da movimentação econômica que ele proporciona, com a produção de uniformes, alimentação e demais estruturas da realização do evento.

Sabel também questionou a ausência do futebol amador como modalidade na tabela de ações do PID, programa voltado para o desempenho de atividades esportivas no contraturno escolar de crianças e adolescentes. A regionalização das atividades do PID em bairros centrais de Joinville e a consequente ausência do programa em outras localidades do município foram criticadas pelos vereadores: Sabel, a ausência em Pirabeiraba, e Ana Lúcia (PT), na zona sul.

 

Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI

Copão Kurt Meinert

André Mendonça justificou aos vereadores que a realização do Copão Kurt Meinert, organizado em parceria com a Liga Joinvilense de Futebol (LJF), ainda não teve a edição 2021 iniciada em virtude dos decretos da pandemia. Ele informou que a situação do município em estado gravíssimo ou grave da pandemia, não permite a realização de um evento como o Copão. “Estamos prontos se a pandemia permitir”, afirmou.

O secretário esclareceu que, se existir permissão, há planejamento para realizar o torneio entre os meses de agosto e novembro, com até 96 equipes masculinas e 16 femininas, em 14 campos do município. Em 2019 a edição feminina do Kurt Meinert foi realizada pela primeira vez.

PID

Antes da manifestação do secretário sobre a tabela do PID, Neto Petters (Novo) disse aos presentes que o governo municipal tinha duas opções sobre a efetivação do programa: esperar para realizar o programa com uma maior infraestrutura ou começar antes com a parcela que já estava organizada.

André Mendonça disse que a Secretaria preferiu desencadear uma primeira etapa mais restrita, com 17 núcleos de atividades. O secretário acrescentou que a pandemia também foi limitadora para a definição do tamanho das turmas e também das modalidades a serem desenvolvidas. Ele citou o judô, por conta do contato dos alunos, como uma modalidade que ainda não pode ser iniciada.

O secretário anunciou a segunda e a terceira etapas do PID, sendo a segunda com início previsto já para o mês de julho. Segundo André Mendonça, nessa etapa, com 19 modalidades, o PID terá atividades para a zona sul, para Pirabeiraba, e o futebol passa a compor as modalidades do programa.Na terceira etapa, prevista para outubro, o secretário disse que a previsão é ter em prática 46 núcleos de atividades em todo o município.(Jornalismo CVJ – Jeferson Luis dos Santos

Participe das PROMOÇÕES do AJ no You Tube – Clique aqui e se inscreva

Block