Quarta, 27/10/2021
Joinville - SC

Quatro baleias-jubarte são encontradas mortas no Litoral Norte

agosto 30, 2021
Quatro baleias-jubarte são encontradas mortas no Litoral Norte
Compartilhar
Ouvir publicação
Quatro baleias-jubarte foram encontradas mortas no litoral norte de Santa Catarina na última semana. De acordo com as equipes do Projeto de Monitoramento de Praias – PMP/ BS Univille, dois animais encalharam na faixa de areia do Balneário Barra do Sul, um já no município de Araquari e o quarto encalhe da semana foi registrado na praia do Ervino, em São Francisco do Sul.

 

De acordo com o PMP/ BS Univille, todas as jubartes eram animais juvenis e foram necropsiadas na própria praia do encalhe. Duas necropsias foram realizadas na terça-feira (24) e as outras duas na última quinta-feira (26). Como todas as carcaças já estavam em estágio avançado de decomposição, não foi possível afirmar as causas das mortes.
.
Algumas amostras foram coletadas e os resultados das análises em laboratório poderão contribuir para o entendimento dos encalhes da Temporada 2021.
.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
.
Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
.
O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A Univille monitora o Trecho 05, que compreende os municípios de Araquari, Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá.

Block