Quinta, 23/09/2021
Joinville - SC
Compartilhar
Ouvir publicação

Atletas compreendem bem a necessidade contínua de motivação, pois precisam acordar, todas as manhãs, com o intuito de superarem a si mesmos e de baterem os próprios recordes.

Umas das ações de um PSICÓLOGO DO ESPORTE é fazer com que os atletas não dependam de motivação extrínseca (externa) para moverem-se, nem da torcida, bem dos fãs, nem da equipe técnica, nem de familiares e amigos, e nem do caráter financeiro, nem de status social, nem de pódio e nem de títulos conquistados.

Atletas precisam aprender a AUTOMOTIVAREM-SE, que se trata da melhor e mais segura motivação que o ser humano pode ter. MOTIVAÇÃO opera milagres na vida de uma pessoa, e é o motor acionário da vontade.

Esportistas, como ninguém, sabem bem o quanto precisam estar motivados todos os dias, precisando ter foco no aprimoramento de si mesmos, na própria autossuperação, concorrendo diariamente com o seu maior adversário, ele mesmo.

Eis mais um motivo evidente da necessidade de um profissional de fato da psicologia do esporte atuando na equipe técnica esportista, pois ele não atua com as ferramentas do senso comum, mas do saber científico e só ele saberá, diante das individualidades respeitadas, qual deverá ser as ferramentas motivacionais mais adequadas para cada caso.

(conteúdo trabalhado em minha palestra ESPORTE & PSICOLOGIA: um casamento perfeito e necessário)

 

Block