Quinta, 23/09/2021
Joinville - SC
Compartilhar
Ouvir publicação

 

Aos poucos o cenário das eleições de 2020, na terceira maior cidade do Sul do Brasil, vai se desenhando. Nesta segunda-feira próxima, o PSDB deve sinalizar quem o representará na corrida eleitoral para ocupar a cadeira da prefeitura de Joinville.

Entre os pré-candidatos pelo PSDB a prefeito, foi convidado a concorrer o vereador que está em sua 8º gestão, Odir Nunes, 61 anos, professor aposentado da belíssima localidade de Rio Bonito, e que teve 3.039 votos em 2016. No início dos anos 1990, na saudosa gestão de Luiz Gomes (conhecido como Lula), assumiu como Secretário de Desenvolvimento Comunitário, como também foi Secretário de Habitação de outro grande gestor, Wittich Freitag; Secretário Distrital no governo de Luiz Henrique da Silveira, por Pirabeiraba; e ainda foi diretor da CASAN. Entre 2011/2012 esteve à frente da presidência da Câmara de Vereadores.

Outro nome do PSDB é o atual senador Paulo Bauer, o qual é de Blumenau e está com 63 anos de idade. Iniciou sua carreira política pelo PDS (1980-1993), passando para PPR (1993-1995), PPB (1995), PFL (1995-2005) e agora está no PSDB, desde 2005. Foi também Deputado Estadual (1987-1991), Deputado federal em dois mandatos seguidos (1991 até 1999), vice governador (1999 até 2002) e Deputado Federal (2003 até 2007).

Dalmo Claro é médico e nasceu em Joinville, em 1955. Nas eleições de 2014, concorreu a deputado estadual, mas ficou somente na 4ª suplência, mesmo assim, conseguiu assumir o cargo em 2015.  Foi o nome à frente da vice-presidência e presidência da Unimed Joinville por sete anos, presidente da Federação das Unimed’s do Estado de Santa Catarina, de 1999 a 2010, e Presidente da Seguros Unimed, de 2005 a 2010. NO governo de Raimundo Colombo foi Secretário de Estado da Saúde de janeiro de 2011 a julho de 2013. Foi do PMDB e do PSD também.

MINHA OPINIÃO:

A reunião ordinária do PSDB será dia 02 de março, e o nome mais forte para concorrer pelo partido parece ser de Odir Nunes, por sua postura diante da atual gestão municipal (a qual não tem sido bem vista por grande parte dos joinvilenses) e por estar mais em contato direto com a cidade por ser vereador.

Paulo Bauer, apesar de ampla carreira na política, para a maioria dos eleitores não existe uma relação de suas ações com a cidade. Mesmo tendo conhecimento amplo do funcionamento da máquina pública e trânsito amplo entre ela, não chega a ser motivo para atual visão de política que está sendo construída nas últimas eleições.

Já Dr. Dalmo tem um perfil mais de acordo como secretário da saúde do que na cadeira de prefeito. Apesar de não ser tão conhecido pela maioria dos joinvilenses, os que o conhece, tem conceitos positivos de sua pessoa.

Porque acredito que o nome de Odir Nunes seja o mais forte para concorrer pelo PSDB: tem salvado a reputação da atual Câmara de Vereadores de Joinville em muitos momentos, se colocando de fato a favor dos interesses populares nas pautas, chegando a ser visto como opositor da atual gestão municipal, o que não parece ser verdadeiro este conceito em sua totalidade, pois não tem esta posição contrária em todas as questões apresentadas pela mesma, mas sim quando o bom senso sinaliza que deve ter. E estas ações estão colando sua imagem no joinvilense, estando forte sua presença ao lado do povo sedento por mudanças positivas nas ações da prefeitura e da câmara de vereadores.

Mas como dizem, é política, e tudo pode acontecer. Mas vale salientar aqui, que os partidos que não estão entendendo a modificação da polícia em ação de fato, mediante a forte participação popular, irão perecer rapidamente.

A Era da Internet veio para modificar comportamentos e conceitos, e está trazendo de  volta o que representa a política em essência, a qual despertou no povo (o qual tem o real poder acionário) o amor pela política, por entender que somos seres políticos. Além do mais, o homem é um animal político, como dizia Aristóteles.

(opinião do jornalista e psicólogo Carlos Alberto Hang, 03991/SC)

Block