Sexta, 30/07/2021
Joinville

Projetos desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino de Joinville são premiados

junho 11, 2021
Projetos desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino de Joinville são premiados
Compartilhar
Ouvir publicação

Nesta sexta-feira (11), duas iniciativas desenvolvidas em unidades da Rede Municipal de Ensino de Joinville foram reconhecidas pela população e receberam o Prêmio Joinville Faz Bem.

Participe do grupo de Whatsapp Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

“A participação em processos como esse ajuda a valorizar e difundir boas ideias. Ficamos felizes em receber mais este reconhecimento de trabalhos belíssimos realizados em nossas unidades. A Rede Municipal de Ensino tem um histórico de destaque em premiações locais e nacionais, fruto da competência dos nossos educadores”, afirma Diego Calegari, secretário de Educação de Joinville.

Por meio de votação aberta para a comunidade, os joinvilenses elegeram em primeiro lugar na categoria Educação o projeto de Prevenção à Dengue, realizado no CAIC Professor Desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira, que recebeu 54% dos votos. Já na categoria Meio Ambiente, o primeiro colocado, com 66% da votação, foi o projeto Jardim do Mel, do CEI Professora Felícia Cardoso. O prêmio é uma iniciativa do Grupo NSC.

Participe das PROMOÇÕES do AJ no You Tube – Clique aqui e se inscreva

Conheça os projetos

O CAIC Professor Desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira, do bairro Comasa, desenvolveu um projeto que engloba várias iniciativas de conscientização ao combate do mosquito Aedes aegypti.

Entre as ações desenvolvidas pelos alunos, estão placas que foram espalhadas pelo bairro, com mensagens sobre como erradicar o mosquito. A escola também conta com a Patrulha da Dengue, em que os alunos percorrem a unidade procurando possíveis focos do inseto e orientam os colegas sobre vistorias que podem ser realizadas em casa.

O projeto envolve mais de 700 alunos, do primeiro ao nono ano. Os estudantes até criaram o próprio repelente caseiro, no laboratório da escola.

Aconteceu em Joinville no Twitter – Clique Aqui

“Nós já estávamos contentes por termos sido indicados e a premiação é o reconhecimento do trabalho realizado pelos professores, equipe pedagógica, alunos e também do engajamento dos pais e de toda a comunidade que nos ajudaram votando”, comemora a auxiliar de direção Silésia Pereira.

Na categoria Meio Ambiente, o grande vencedor foi o projeto Jardim do Mel, do CEI Professora Felícia Cardoso, do bairro Costa e Silva. Desde 2019, o projeto conscientiza os alunos sobre a importância do cuidado com a natureza.

A iniciativa começou com a professora Geisa Evaristo Mendes, da turma do Maternal I. A partir da observação de pequenos animais no jardim, as crianças perceberam que algumas abelhas nativas eram encontradas mortas no pátio. Então, a professora desenvolveu uma pesquisa e constatou que isso estava acontecendo com muitas abelhas em Santa Catarina.

Atualmente, o CEI tem sete caixas com colmeias de abelhas sem ferrão de três espécies. As crianças, inclusive os bebês, realizam atividades no jardim que incentivam ações em prol do meio ambiente, como o cultivo de hortas, mesmo em pequenos espaços.

“Este trabalho com as crianças é muito importante! Elas demonstram o maior cuidado e atenção com as abelhas e com as plantas que temos aqui. Além disso, estimulam o plantio em casa”, afirma a diretora Jaqueline Tomaz.

Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI

Block