Terça, 03/08/2021
Joinville

Projeto prevê mudanças nos semáforos para beneficiar portadores de daltonismo

julho 6, 2021
Projeto prevê mudanças nos semáforos para beneficiar portadores de daltonismo
Compartilhar
Ouvir publicação

O vereador Osmar Vicente (PSC), protocolou na última semana o PLO 141/2021 que prevê a inclusão de uma faixa na cor branca reflexiva nos sinais semafóricos, no município de Joinville, com o objetivo de garantir, às pessoas portadoras de discromatopsia, popularmente chamados de daltônicos, a plenitude do direito constitucional de ir e vir, bem como o de conduzir veículos com segurança para si e para os demais usuários das nossas vias.

Participe do grupo de Whatsapp Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

O daltonismo visual atinge 8% da população brasileira, quase 15 milhões de pessoas, o portador da doença tem dificuldade em identificar as cores verde e vermelho, e atinge 20 vezes mais homens do que mulheres e normalmente tem causa hereditária. Saber quando o sinal de trânsito abre ou fecha pode ser simples para uma pessoa que enxerga todas as cores, mas é um desafio para o daltônico.

Nas cidades de Taboão da Serra, São Paulo, Campinas, e em Anitápolis no Estado de Goiás, já utilizam esse tipo de sinalização para os motoristas. Em ofício enviado pelo vereador Osmar Vicente (PSC), para o Departamento de Trânsito de Joinville – DETRANS, o setor sinalizou positiva a adequação na sinalização semafórica para as pessoas portadoras de daltonismo.

O vereador Osmar Vicente (PSC) destaca que: “A faixa branca reflexiva vai oferecer uma referência para os motoristas daltônicos. É uma solução simples, custo baixo, mas que funcionará e trará mais segurança para quem está dirigindo e aos pedestres”.

 

Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI

Block