Últimas notícias
Home » Joinville » Projeto pedagógico de escola municipal trabalha inclusão
    

Projeto pedagógico de escola municipal trabalha inclusão

Compartilhe

A Escola Municipal João Costa iniciou um projeto pedagógico para aguçar, nos alunos, o uso pleno dos cinco sentidos do corpo humano. O espaço chamado de Jardim Sensorial foi inaugurado numa área da unidade, antes sem uso.

Logo depois do momento simbólico inaugural, as crianças do 2º ano vespertino conduziram visitantes pelo jardim. Para ter alguns sentidos ressaltados, eles tiveram que ficar descalços e olhos vendados para circularem pelo local conduzidos pelos estudantes.

O local foi construído utilizando vários materiais com texturas diferentes para sentir o tato, variedades de plantas aromáticas com cheiros, cores e texturas diversas, sinos dos ventos com materiais que proporcionam ruídos diferentes.

Também criaram um pomar com diversas árvores frutíferas de pequeno porte, além de uma horta cuidada pelos educandos a fim de perceberem todo o processo da semeadura até a colheita para degustação das hortaliças. A horta pedagógica tem cerca de 10 variedades de verduras e legumes, já o pomar tem 20 mudas de árvores frutíferas.

Responsável pelo projeto, a professora Erotildes da Rosa Martins explica que a ideia foi incentivar a sustentabilidade e a inclusão. “É um lugar de inclusão total onde todos podem participar”, explica. Ela destaca que as crianças participaram de quase todas as etapas de construção do jardim e como aprenderam a valorizar os alimentos. “Isso enriqueceu os alunos, pois muitos deles nunca tiveram a experiência de colher as verduras que comem.”

O jardim sensorial da Escola Municipal João Costa tem ainda o chão tátil e um mosaico na parede utilizando os mesmos materiais para que os cadeirantes possam experimentar com as mãos as diversas texturas.

Erotildes destaca ainda que o processo de construção de local contou com ajuda de voluntários. “Com a ideia pronta procuramos um profissional que nos ajudasse com um esboço do projeto.” Foi aí quando conheceram a arquiteta Ariadiny de Brito, que abraçou a causa fez a planta arquitetônica do local de forma voluntária.

Com mais este projeto, a Escola Municipal João Costa ganha mais um espaço que será a extensão da sala de aula ao ar livre, para possibilitar diferentes aprendizados e novas experimentações.

O jardim sensorial está dentro do programa Reinventando Espaço Escolar, da Secretaria de Educação, que tem a intenção de aproveitar locais fora da sala de aula como ferramenta pedagógica. Atualmente, 21 CEIs e 44 escolas municipais de Joinville têm projetos de reutilização de espaços como o jardim, além de espaços de leitura, arborização e outros mais.

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *

*

error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville