Últimas notícias
Home » Joinville » Projeto oferece perucas para mulheres em tratamento contra o câncer
    
Foto - Rede Feminina de Combate ao Câncer- Divulgação Aconteceu em Joinville

Projeto oferece perucas para mulheres em tratamento contra o câncer

Uma parceria estabelecida entre o Ambulatório de Oncologia do Hospital  São José de Joinville  e a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Joinville pretende tornar mais humanizado o tratamento para mulheres que enfrentam o câncer. Para marcar a iniciativa, nesta terça-feira (23/10), celebrando a Semana do Outubro Rosa, foi lançada uma exposição de perucas que são confeccionadas a partir de cabelos naturais doados.



As perucas têm como destino o empréstimo para pacientes que perdem os cabelos durante o tratamento. A coordenadora do Ambulatório de Oncologia, Heloísa Hoffmann, explica que a razão da parceria, oferecendo o serviço dentro do hospital é ir além da medicação. “Queremos mostrar este recurso da peruca para que a paciente se sinta mais confortável. Trata-se de um apoio emocional para superar a fase do tratamento”, comenta Heloísa.

O projeto Fios de Alegria é promovido pela RFCC há 3 anos, com 43 caixas coletoras distribuídas por Santa Catarina, em parceria com outras entidades. Mara Gracindo Custódio é voluntária na confecção de perucas e responsável pelo Banco de Perucas da RFCC. Na sua percepção, uma paciente que adere a uma peruca renasce, retomando o prazer de viver. “Ocorre uma transformação em autoestima. Posso dizer que já presenciei muitas vezes uma peruca se transformar em felicidade”, conta Mara.

No hospital, também estará à disposição uma caixa coletora para doação de cabelo. A orientação para quem deseja doar é que o cabelo tenha, no mínimo, 20 cm de comprimento e seja cortado seco. O ideal é que a doadora ou doador peça o auxílio de alguém para prender o cabelo em mechas antes do corte. Cabelos com química ou pintados também podem ser doados.

Quem desejar mais informações sobre o projeto também pode fazer contato direto com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joinville, que fica na rua Borba Gato, 26, com atendimento das 7h30 às 13h30.

A programação da Semana do Outubro Rosa no Ambulatório de Oncologia do Hospital Municipal São José continua até o dia 26 com palestras, músicas sorteios, cursos de maquiagem, café, e oficinas de lenços, com diferentes modelos de amarrações para o uso.




Facebook Comments

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville