Sabado, 13/08/2022
Joinville - SC

Projeto inédito voltado ao público infantil será lançado em Joinville

junho 28, 2022
Projeto inédito voltado ao público infantil será lançado em Joinville
Compartilhar
Ouvir publicação

A Escola Municipal de Ballet, instalada na Casa de Cultura de Joinville, é a primeira instituição e cidade do Estado a receber um projeto inédito voltado ao público infantil sobre dança contemporânea. Nesta segmentação, o primeiro livro na história editorial de Santa Catarina “Corpo, Corpo Meu, que Dança Sou Eu?”, escrito por Jussara Xavier e ilustrado por Roberto Gorgati, será lançado Escola Municipal de Ballet, nesta quinta-feira, dia 30 de junho, às 18h.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube!

A publicação, em formato digital e impresso, voltada para crianças entre quatro e 12 anos, será distribuída gratuitamente. Com a chancela do Edital Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ∕ Dança – Edição 2021, do governo do Estado de Santa Catarina, o projeto prevê cinco encontros de lançamento nas cidades de Blumenau, Canelinha, Florianópolis, Joinville e São Miguel do Oeste, abrangendo quatro mesorregiões do Estado: Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte e e Oeste Catarinense.

Os 600 exemplares impressos também serão encaminhados para bibliotecas e escolas de diferentes cidades catarinenses, instituições de arte, cultura e educação brasileiras. O e-book estará acessível para download na internet [ https://midiatecadedanca.com/ https://midiatecadedanca.com/livros ] e poderá ser lido no computador, smartphone, e-reader ou tablet.

Em parceria, a autora Jussara Xavier e o ilustrador Roberto Gorgati apresentam um livro poético, divertido e informativo que estabelece um diálogo entre dança e perguntas. “Uma composição escrita-ilustrada sensível ao público infantil, capaz de abordar conceitos e características da dança contemporânea”, define Jussara Xavier que, em parceria busca configurar uma coreografia entre palavras e ilustrações, de modo que os discursos independentes ativem o potencial imaginativo do leitor.

Os desenhos, informam os criadores, não são usados como mera decoração das páginas, mas estabelecem uma sintonia entre o visual e o verbal. “As ilustrações também são uma série de perguntas sobre como as linhas e as cores podem dançar”, diz Roberto Gorgati.

Em Joinville, o local escolhido foi a Casa da Cultura, gerenciada pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), do município. Unidade educativo-cultural que oferece aulas de formação nas áreas de dança, música e artes, abertas à comunidade, o espaço abriga a Escola de Artes Fritz Alt, a Escola de Música Villa-Lobos, a Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew e a Escola Municipal de Ballet, que atrai amplo público da dança formado por professores e estudantes.  

SINOPSE

Perguntar é uma forma de expressão humana. Dançar também. O livro fala, com palavras e imagens, sobre perguntas e caminhos para encontrar novas danças. Perguntas transformadas em movimento e composição em dança. Uma dança contemporânea. Você já ouviu falar sobre ela?

EQUIPE TÉCNICA

Coordenação executiva e editorial: Jussara Xavier

Autoria do livro: Jussara Xavier (texto) e Roberto Gorgati (ilustração)

Design gráfico e diagramação: Roberto Gorgati

Assessoria de imprensa: Néri Pedroso 

SERVIÇO/JOINVILLE

O quê: Lançamento do livro “Corpo, Corpo Meu, que Dança Sou Eu?”, de Jussara Xavier e Roberto Gorgati (ilustração)

Quando: 30.6.2022, 18h

Onde: Escola Municipal de Ballet, Casa da Cultura, rua Dona Francisca, 800, Saguaçu, Joinville

Quanto: Gratuito

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block