Terça, 17/05/2022
Joinville - SC

Projeto de Lei propõe efetivo da Guarda Municipal de no mínimo 300 agentes

maio 11, 2022
Projeto de Lei propõe efetivo da Guarda Municipal de no mínimo 300 agentes
Compartilhar
Ouvir publicação

Por meio de um projeto de lei complementar, o vereador Pastor Ascendino Batista sugere que a Guarda Municipal de Joinville tenha no mínimo 300 agentes. Conforme a proposta protocolada na Câmara de Vereadores, a justificativa para a ampliação do efetivo seria o número de habitantes versus o quadro atual, que é de 79 profissionais. Dados mais recentes do IBGE mostram que a cidade possui 605 mil moradores.

 

“A nossa guarda foi criada em 2013, e em 2014, foi instituído o Estatuto Geral das Guardas Municipais, designando um percentual máximo e mínimo de efetivos. Porém, o nosso município não se adequou à lei federal, estando atualmente defasado em seu efetivo policial”, explica o parlamentar.

Ainda segundo o proponente, do concurso realizado pela prefeitura em 2019, foram nomeados 41 agentes, no momento finalizando o curso de formação. No cadastro reserva da corporação, outros 77 guardas aguardam para assumirem os cargos.

De acordo com o texto do projeto, o trabalho da Guarda Municipal de Joinville consiste na prevenção, com rondas e presença nos espaços públicos. Além de proteger o patrimônio municipal, ela também realiza palestras nas escolas municipais abordando temas como cidadania, bullying, cyberbullying, drogas, cigarros, entre outros.

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block