Quarta, 25/05/2022
Joinville - SC

Programa gratuito orienta empresários da região de Joinville que queiram exportar seus produtos

abril 20, 2022
Programa gratuito orienta empresários da região de Joinville que queiram exportar seus produtos
Compartilhar
Ouvir publicação

Técnicos do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) estão buscando de 75 empresários da região Norte catarinense que tenham a intenção de exportar seus produtos e serviços para outros países e continentes. Esta ação, totalmente gratuita, é oferecida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, e executada na região Litoral e Norte de Santa Catarina pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Na região Norte catarinense, o grupo técnico está sediado na Ajorpeme, entidade que está dando todo suporte e parceria nesta questão de incentivo à exportação, na região, através de uma parceria com a Univali. Esta é uma oportunidade ímpar para quem está pensando em vender para outros países.

De acordo com o técnico extensionista Renan Moreira, a intenção deste programa é de orientar as empresas interessadas em exportar suas mercadorias e, assim, aumentar seus ganhos. “No Núcleo envolvendo Joinville e Itajaí, a meta é de atender 225 empresas que tenham potencial para exportação de seus produtos. A orientação é totalmente gratuita, sem custo algum para a empresa”, destaca Moreira.

Num primeiro momento, o técnico faz uma visita à empresa interessada pela exportação. Em seguida, acontece a análise de maturação da empresa. Depois, é elaborado um plano de trabalho, e o técnico acompanha a empresa de 3 a 4 meses verificando suas necessidades individuais, por fim, é confeccionado um plano de exportação de um produto da empresa, para um mercado alvo.

Esta segunda etapa do PEIEX foi lançada no dia 31 de março, na Univali, campus de Itajaí.

Primeira edição do PEIEX foi um sucesso

Na 1ª edição, que aconteceu de 2016 a 2019, foram atendidas 146 empresas, compreendendo 54 municípios. Já ao longo de 2021, o PEIEX atendeu e qualificou 4.894 empresas, por meio da execução de 36 convênios, nas cinco regiões do país. No Sul do Brasil, o PEIEX atendeu e qualificou 1.730 empresas, por meio da execução de 9 convênios, nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O PEIEX é oferecido pela ApexBrasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o PEIEX ajuda a eliminar as principais incertezas.

Block