Últimas notícias
Home » Joinville » Programa Escola Cidadã vai atuar no combate à violência nas escolas
    

Programa Escola Cidadã vai atuar no combate à violência nas escolas

A partir deste ano, serão remodelados procedimentos para o tratamento da violência nas escolas da rede municipal de ensino. A mudança será promovida com a implantação do Programa Escola Cidadã. A iniciativa é da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, por meio da Unidade de Segurança Pública, em parceria com a Secretaria de Educação.

A estruturação e a realização será articulada com Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Esportes e Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável. A primeira etapa é a capacitação de diretores, orientadores e equipe administrativa das escolas, nos dias 14/03 e 15/03/2018, a Associação Empresarial de Joinville.

Nos dias 15, 19 a 22/03, também serão capacitados mediadores e lideranças comunitárias, na Amunesc. Nestas datas, integrantes da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil participarão do treinamento. As lideranças comunitárias serão recebidas à noite. Para participar, é necessário realizar inscrição.

Inicialmente, o programa será efetivado em cinco escolas. A gerente da Unidade de Segurança Pública, Marlete Maria Casett Amorim, explica que os procedimentos iniciais de resolução de conflitos serão mantidos, como a conversa entre professor e aluno, seguida de aluno e orientador e o envolvimento dos pais.

O diferencial do programa é que serão inseridas novas ferramentas de intervenção: grupo de apoio, grupo de mediação (com a participação da Guarda Municipal), e grupo multidisciplinar (formado pelos serviços da rede especializada e outros órgãos).

“Nosso objetivo é agilizar as soluções, mas somente com ações em conjunto, teremos resultados”, avalia o psicólogo da unidade, José Carlos de Camargo, embasado na experiência de 27 anos de atuação no Serviço de Atenção Psicossocial do Município. Numa das etapas seguintes serão criados Grêmios Estudantis.

Escolas nas quais o Programa começará:

Facebook Comments

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *

*

error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville