Últimas notícias
Home » Joinville » Programa de Aquisição de Alimentos faz ponte entre produtor rural e rede socioassistencial
    

Programa de Aquisição de Alimentos faz ponte entre produtor rural e rede socioassistencial

Às 4 da manhã desta terça-feira (7), uma equipe formada por servidores da Secretaria de Assistência Social (SAS), Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) e Subprefeitura Oeste já estava na Central de Abastecimento de Joinville (Ceasa) para receber alimentos de produtores rurais cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), efetuar a separação e conferir o peso para a distribuição às entidades beneficiadas. Esta tarefa irá se repetir todas as terças-feiras.




O programa faz uma ponte entre o produtor rural, que recebe os recursos repassados pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e as entidades cadastradas e avaliadas pela SAS. Este ano, estão cadastrados 103 beneficiários fornecedores, ou seja, agricultores que vão entregar frutas, verduras, legumes, peixe e itens da agroindústria e de panificação. Do outro lado estão e 37 beneficiários  formados por entidades da rede socioassistencial e de equipamentos públicos de Segurança Alimentar e Nutricional.

“Investir no PAA é investir em saúde, com alimentação de qualidade. Também incentiva os produtores locais, com espaço para valorizar a produção orgânica e agroecológica, pois 40% do que é fornecido privilegia essas particularidades”, destaca a coordenadora da Área de Segurança Alimentar e Nutricional e do PAA, da SAS, Edina Acordi. Este ano, a pscicultura de Joinville também está sendo contemplada.

Todo o cruzamento de dados, de quem tem os itens disponíveis, com as necessidades das entidades é feito pela equipe da Área de Segurança Alimentar e Nutricional, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsean). Ela porém destaca a importância de toda a teia colaborativa para que o programa aconteça.

– Nós fazemos a coordenação e logística, mas temos a ajuda e envolvimento de pessoas da SAS, UDR, Subprefeitura Oeste, Ceasa, e da Secretaria de Administração e Planejamento (SAP), que contribuiu no acordo de cooperação estabelecido com o Mesa Brasil Sesc, que faz a distribuição dos alimentos, explica.

O fornecimento de alimentos de compra com doação simultânea é uma das sete modalidades do PAA. Uma das metas é também implantar a modalidade de compra institucional, para que outros órgãos municipais comprem diretamente dos produtores rurais.

As instituições que vão receber os alimentos serão acompanhadas, bem como as ações os agricultores que fornecem os produtos”, afirma Edina.

Mais sobre o PAA

A Proposta de Participação de Joinville no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para este ano foi aprovada pelos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsean). O PAA segue a Política Pública do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, decreto 29.882.

Realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Programa de Aquisição de Alimentos é aplicado em Joinville desde 2011, com o objetivo de promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Neste ano, por meio do PAA, serão destinados R$ 300 mil para compras, sendo 40% destinados à agricultura familiar de público prioritário, 40% para a agricultura familiar agroecológica, e 5% para as mulheres agricultoras.

 

Facebook Comments

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville