Segunda, 16/05/2022
Joinville - SC

Professora de Educação Infantil de Joinville vence segunda edição do Prêmio Mulher

maio 6, 2022
Professora de Educação Infantil de Joinville vence segunda edição do Prêmio Mulher
Compartilhar
Ouvir publicação

A professora Jacqueline Koch, da Rede Municipal de Joinville, venceu a segunda edição do Prêmio Mulher, promovido pela ArcelorMittal Vega. A premiação ocorreu na noite desta quinta-feira (5/5), no Espírito Santo. Jacqueline foi premiada na categoria Terceiro Setor pelo trabalho realizado durante o ensino remoto com os alunos do Centro de Educação Infantil Adolfo Artmann.

Ela concorreu com outros projetos desenvolvidos em Santa Catarina e, segundo a organização do projeto, a escolha levou em consideração critérios como qualidade, criatividade, sustentabilidade e impacto na sociedade.

A pedagoga, que tem a música como grande instrumento para desenvolver atividades educativas com crianças de três a cinco anos, criou o projeto “Um Brinquedo Chamado Música” para executar de forma presencial em 2020. Com a chegada da pandemia da Covid-19 e as mudanças causadas pelas regras sanitárias, a grande preocupação da educadora passou a ser minimizar o impacto do distanciamento social entre crianças tão pequenas.

Havia também a compreensão de que elas precisavam de estímulos diferentes para manter a conexão com os professores e garantir a atenção mesmo quando o contato passou a ser exclusivamente por meio de telas. Por isso, Jacqueline dedicou-se a aprender sobre edição e efeitos visuais, para tornar os vídeos mais interessantes e interativos. Além disso, o trabalho de envolver as famílias das crianças nas vivências foi potencializado neste período.

“O envolvimento e a valorização das famílias foi fundamental. Trabalhei o resgate de brincadeiras e lembranças da infância dos adultos, e os irmãos também se envolveram participando de jogos musicais e em construções de brinquedos sonoros. Assim, apesar do distanciamento social da pandemia, as crianças tiveram a oportunidade de interagir e fortalecer os laços com os familiares”, afirma a professora.

Para o secretário de Educação, Diego Calegari, a premiação simboliza a dedicação e o potencial dos educadores da Rede Municipal de Joinville, que têm realizado, por meio de projetos e de atividades diárias, trabalhos que estimulam o aprendizado dos alunos.

“Prêmios como este são importantes para comprovar o que nós, enquanto gestores, já vemos no dia a dia: que temos grandes talentos em nossas escolas e CEIs. Projetos como o da professora Jacqueline são combustível para continuarmos pensando uma educação mais humanizada e inovadora”, afirma.

O projeto “Um Brinquedo Chamado Música” também foi premiado nacionalmente no 22º Prêmio Arte na Escola Cidadã e no Prêmio Boas Práticas de Professores durante a Pandemia pelo mesmo projeto. Ele continua sendo executado e, atualmente, foi ampliado para mais um CEI da Rede Municipal de Joinville. Com isso, está atendendo 382 crianças.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block