Sexta, 30/07/2021
Joinville

Procon alerta para golpes contra consumidores e pequenos comerciantes

junho 1, 2021
Procon alerta para golpes contra consumidores e pequenos comerciantes
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Diante da grande quantidade de denúncias recebidas diariamente, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de Joinville faz um alerta para a população.

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De acordo com o Procon, os golpes mais aplicados com boletos fraudados estão relacionados a pagamento de financiamento de automóveis e faturas de operadoras de telefonia. O consumidor é lesado ao gerar um documento por meio de um site falso, ou ao acessar um link enviado por e-mail ou Whatsapp.

Em caso de dúvidas, a recomendação é que o consumidor não efetue o pagamento e entre em contato com a empresa.

“Quando a pessoa paga um boleto falso, não salda a dívida original. O credor vai continuar tendo direito a receber, pois ele também está sendo vítima. Os fraudadores se utilizam das empresas idôneas para aplicar os golpes. Os sites e as faturas falsas são muito parecidos com os originais”, alerta a gerente do Procon de Joinville, Cristiane Berger.

Outro golpe comum atinge, principalmente, aposentados e pensionistas do INSS. Ao obter dados pessoais, bancos e instituições financeiras passam a procurar os beneficiários com insistência oferecendo crédito rápido e fácil.

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Muitas vezes, o crédito é efetuado na conta bancária sem consentimento e o golpe só é identificado após o pagamento de várias parcelas, debitadas diretamente do benefício.

Para esses casos, Cristiane orienta: “Quem sofrer esse golpe, deve comparecer ao Procon munido de documentos como extrato bancário e extrato de benefícios do INSS. Vamos identificar a instituição financeira e realizar as ações administrativas cabíveis”.

As fraudes não atingem apenas os consumidores, mas também pequenos estabelecimentos comerciais. É o caso do antigo golpe das “listas telefônicas”, que agora ganhou nova roupagem.

Após aceitar divulgação que seria gratuita do seu negócio em um site de serviços, o comerciante recebe um contrato para autorizar a publicidade e, posteriormente, começam as cobranças pelo serviço. Esse tipo de contrato não tem validade jurídica e pode ser contestado pelo consumidor, basta procurar ajuda do Procon.

Fuja dos golpes

– Nunca passe informações pessoais por telefone a pessoas desconhecidas, tais como números de CPF, CNPJ, endereço e dados bancários.

– Jamais informe senhas ou entregue chips de telefone e cartões de crédito a pessoas desconhecidas.

– Antes de assinar um contrato, leia o documento e se atente aos termos. Documentos assinados às pressas, na tentativa de não perder um “bom negócio”, podem se transformar em problemas futuros.

– Ao buscar a segunda via de boletos bancários, verifique se o site acessado é realmente o da loja, operadora, banco ou financeira contratada. Geralmente, os sites falsos apresentam algum caractere (letra ou número) diferente em seu endereço.

– Não acesse links enviados por Whatsapp de empresas e contatos desconhecidos. Dificilmente empresas idôneas enviam boleto por Whatsapp.

– Os cartórios não entram em contato avisando que a empresa será protestada.

O atendimento do Procon é realizado de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, pelo Whatsapp 98815-3195, pelo e-mail atendimento.procon@joinville.sc.gov.br ou pelo telefone 151. Por esses canais, também é possível solicitar atendimento presencial, que deve ser agendado antecipadamente.


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