Terça, 26/10/2021
Joinville - SC

Primeira mulher cirurgiã de aparelho digestivo de Santa Catarina, que atua pelo SUS em Joinville, receberá homenagem

outubro 14, 2021
Primeira mulher cirurgiã de aparelho digestivo de Santa Catarina, que atua pelo SUS em Joinville, receberá homenagem
Compartilhar
Ouvir publicação

No dia 22 de outubro, às 19 horas, será realizada a Sessão Solene de entrega da Medalha de Mérito Mulher Cidadã Justina Rosa Fachini a 13 mulheres pela contribuição que deram ao município de Joinville.

A indicação do vereador e médico Cassiano Ucker foi para a médica Maria da Graça Pasquotto de Lima Assef. Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Maria da Graça é a primeira mulher cirurgiã a atuar nesta especialidade em Santa Catarina.

Dedica-se há mais de 30 anos ao serviço público, salvando vidas nos dois principais hospitais públicos de Joinville: o Hospital Hans Dieter Schmidt e o Hospital Municipal São José. São inúmeros, incontáveis pacientes que são eternamente gratos ao seu trabalho como cirurgiã pelo SUS.

Além disso, destaca-se por ter fundado a residência médica em Cirurgia Geral do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, que completa 20 anos em 2021, e por supervisionar residentes da Residência Médica em Cirurgia Geral do Hospital Municipal São José, além de ser a Presidente da Sociedade Catarinense de Nutrição Parenteral e Enteral.

Nestes mais de 35 anos como cirurgiã, ela perdeu as contas de quantas vidas salvou, realizando em média 10, 12 cirurgias por semana pelo SUS. Mas o impacto de sua atuação profissional se multiplica e é ainda maior se considerarmos o número de médicos que ela ajudou a formar.

Dra. Maria da Graça fundou a residência médica em Cirurgia Geral do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, que completa 20 anos em 2021. Ela calcula que pelo menos 100 residentes se formaram no Regional. Já na residência em Cirurgia Geral do Hospital Municipal São José, onde também atuou, ela estima que foram outros 200 residentes.

Entre as lições a esses jovens médicos, ela costuma enfatizar que “o cirurgião é um artesão, que além de precisar conhecer profundamente de anatomia, fisiologia e patologia, precisa ter a sensibilidade de um artista e uma obsessão pela perfeição”.

 

Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block