Domingo, 22/05/2022
Joinville - SC

Prevenção ao assédio moral no trabalho é tema de seminário

março 24, 2022
Prevenção ao assédio moral no trabalho é tema de seminário
Compartilhar
Ouvir publicação

O Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 2 e 8 de abril, o VII Seminário Catarinense de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho e o III Congresso sobre Riscos Psicossociais e Saúde nas Organizações de Trabalho.

Em formato totalmente on-line, o evento é gratuito e visa discutir aspectos fundamentais da organização do trabalho, da segurança e da saúde dos trabalhadores no atual quadro social. Os três temas principais são o Assédio Moral e Violências no Trabalho, Fatores Psicossociais no Trabalho, e a Saúde do Trabalhador.

A programação conta com a participação de pesquisadores e profissionais referências do Brasil, por meio de conferências, mesas redondas e comunicações orais sobre pesquisas e intervenções. A conferência de abertura, no dia 2 de abril, contará com a participação da professora Leonor Maria Cantera Espinosa, docente titular do Departamento de Psicologia Social da Faculdade de Psicologia na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB).

Atualmente, ocupa o cargo de Diretora do Departamento de Psicologia Social da Faculdade de Psicologia na UAB. Foi cocriadora e diretora do primeiro mestrado em todo o território espanhol sobre Violência de Gênero e hoje é coordenadora da equipe de pesquisa Violência nas relações afetivas de casal e no trabalho (VIPAT). É autora de vários livros, capítulos e artigos científicos sobre seus temas de interesse: violência de casal, trabalho e gênero.

A iniciativa é organizada pelos integrantes do Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e Saúde nas Organizações e no Trabalho do Departamento de Psicologia da UFSC (professoras Suzana da Rosa Tolfo e Renata C. Chinelato, e por Rentato Tocchetto de Oliveira, da SRTE/SC) e pelo Fórum Saúde e Segurança do Trabalhador do Ministério Público do Trabalho, com apoio da ACEST, do Fazendo Escola e da RESIST. Historicamente estes eventos têm contado com a presença de trabalhadores, empregadores, gestores, profissionais da saúde, acadêmicos e membros da sociedade de forma geral.

Block