domingo,

23/06/2024

Joinville/SC

Search
Close this search box.

Preparativos e Expectativas para a Festa das Flores de Joinville 2023

A Festa das Flores de Joinville, programada para ocorrer de 14 a 19 de novembro na Expoville, já está em plenos preparativos, com ingressos disponíveis para compra no site: www.festadasflores.com.br.

À medida que o evento se aproxima, os membros da Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (Ajao), dedicados orquidófilos, estão dividindo esforços entre a montagem da festa e a atenção especial às estrelas do evento: as orquídeas, flores e plantas ornamentais que preencherão os mais de 4 mil metros quadrados de exposição.

Algumas dessas plantas de excelência participarão de uma rigorosa competição e buscarão um lugar no pódio das campeãs, o que equivale a um “Oscar” no mundo da orquidofilia, dada a importância da Festa das Flores.

Nesse sentido, membros como Ingomar Gieseler, de 64 anos, estão dedicados a cuidar de seus orquidários. “Este é um momento de grande expectativa para os orquidófilos, pois ainda não podemos ter certeza de quais plantas estarão floridas até o início da festa”, explica ele.

Além disso, é necessário realizar a limpeza das plantas e dos vasos para apresentação na exposição. “Também devemos avaliar quais plantas precisam de tutoramento, que envolve o uso de estacas e arames para melhorar a apresentação das flores”, acrescenta Ingomar, que já teve uma Laelia Purpurata campeã da festa em 2017, além de um título conquistado em 2021, durante a exposição da Ajao, quando a Festa das Flores não ocorreu devido à pandemia. “Tenho flores com grande potencial e estou muito animado!”.

A montagem das estruturas para realizar o projeto paisagístico de Silvio Parucker, que mais uma vez lidera a exposição, também está em andamento.

“Pesquisei e não há nada semelhante no mundo em termos de exposição indoor”, destaca o arquiteto e paisagista, Silvio Parucker.

“Será como um grande Jardim Botânico, com destaque para o bioma da Mata Atlântica e, especialmente, para a Laelia Purpurata, a flor símbolo de Santa Catarina e de Joinville”, acrescenta.

Além disso, outras estruturas, como os 55 estandes do Mercado de Plantas e a Feira Multissetorial, estão sendo preparadas, com o número de estandes da feira aumentando de 180 para 237.

Dezenas de pessoas, incluindo membros e contratados, estão trabalhando nessa etapa de montagem.

Este ano, a festa celebra os 85 anos da Ajao sob o tema “Um encanto a cada encontro”, e o presidente da Ajao, Jacson Lucio Zandonai, espera superar a participação do público da edição do ano passado, quando 81 mil pessoas visitaram os pavilhões da Expoville durante os seis dias da festa.

Ele promete surpresas e uma exposição que ficará marcada na história da Festa das Flores e da cidade.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo