Home » Cidade » Prefeitura lança programa Escola Cidadã

Prefeitura lança programa Escola Cidadã

A apresentação do Grupo de Câmara dos Bombeiros Voluntários de Joinville abriu a solenidade de lançamento do Programa Escola Cidadã, na Escola Dr. Rubens Roberto Schmidlin, na manhã desta quinta-feira (12/10). A escola é uma das cinco que fazem parte do programa piloto que já está em funcionamento também nas escolas Professor Oswaldo Cabral, Prefeito Nilson Wilson Bender, Professor Sylvio Sniecikovski e Professora Rosa Maria Berezoski Demarch.

O Escola Cidadã é uma iniciativa da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), por meio da Unidade de Segurança Pública, em parceria com a Secretaria de Educação, e é realizado em conjunto com a Secretaria de Assistência Social (SAS), Secretaria de Esportes (Sesporte), Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud).

O secretário da Seprot, Bráulio Barbosa, destacou que o governo tem o papel de ampliar o trabalho de prevenção, e o programa é uma resposta, integrando e ampliando diversas ações já desenvolvidas. “Este programa auxilia ainda que nossa rede municipal de ensino, que tem cerca de 75 mil estudantes, continue dando bons exemplos”, avaliou o secretário de Educação, Roque Mattei. Para o vice-prefeito Nelson Coelho, é uma iniciativa que ajuda no diálogo, abrindo mais espaço para o aluno, que é a figura mais importante das escolas, ter mais confiança para perguntar e dividir suas dúvidas e problemas.

Com o programa, serão remodelados os procedimentos para o tratamento da violência nas escolas da rede municipal de ensino, organizando o fluxo de atendimento de ocorrências, com estrutura ampliada de apoio e administração participativa. “Tivemos uma receptividade muito grande, pois está havendo um entendimento de que nossa função é contribuir com situações que a escola tem dificuldade de lidar”, conta o psicólogo da Unidade de Segurança Pública, José Carlos de Camargo.

O programa tem como diferencial proporcionar novas ferramentas de intervenção: grupo de apoio, grupo de mediação (com a participação da Guarda Municipal), e grupo multidisciplinar (formado pelos serviços da rede especializada e outros órgãos). Prevê atividades esportivas, culturais, recreativas, de lazer, qualificação e inserção profissional, no contraturno escolar, com alunos de 6 a 16 anos de idade.

Facebook Comments
error: Aconteceu em Joinville!