Sexta, 30/07/2021
Joinville

Prefeitura faz a entrega do Termo de Acordo aos moradores da Vigorelli

junho 18, 2021
Prefeitura faz a entrega do Termo de Acordo aos moradores da Vigorelli
Compartilhar
Ouvir publicação

Prefeitura de Joinville faz a entrega do Termo de Acordo Técnico para REURB aos moradores da Vigorelli

Na manhã desta sexta-feira (18), a Prefeitura de Joinville fez aos moradores da Vigorelli a entrega simbólica do Termo de Acordo Técnico para Regularização Fundiária (REURB) do local. Também foi apresentado à comunidade o Projeto Técnico da REURB.

 

Participe do grupo de Whatsapp Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

“A história da Vigorelli é uma ferida na cidade de Joinville, que tantas vezes foi discutida e não resolvida”, disse o prefeito Adriano Silva. Os moradores da Vigorelli vão poder receber importantes melhorias de infraestrutura, incluindo rede de energia elétrica, água, esgoto e pavimentação.

Tudo isso graças ao fim de um impasse judicial que durou 30 anos e foi resolvido no começo desta semana pela Prefeitura e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta.

O secretário de Habitação, Rodrigo Andrioli, apresentou aos moradores as cinco fases da REURB, prevista para durar 36 meses. A primeira fase será de elaboração de projetos. Na segunda, ocorre a audiência pública e aprovação. As licitações correm na terceira fase. As obras e serviços são na fase quatro e a conclusão na fase cinco.

Participe das PROMOÇÕES do AJ no You Tube – Clique aqui e se inscreva

“O projeto contempla um calçadão, ciclofaixa entre o bairro Vila Cubatão e a Vigorelli, área de lazer, parada de ônibus, centro social, mercado de pescados, sanitário público, estacionamento e trapiche flutuante, onde poderá ter ancoragem de embarcações”, detalha Andrioli.

O secretário destaca também outra obra importante: um posto de fiscalização, para evitar o aumento desta comunidade. Todo o projeto está orçado em R$ 6,9 milhões.

Edgar Monteiro de Magalhães, o Seu Nito, é o primeiro morador da Vigorelli. Ele, que está há 47 anos no local, comemora as melhorias que estão por vir. “A luz elétrica é muito importante. Meu filho é pescador, mas não tem como armazenar os peixes que pega. Se colocar o gerador para funcionar direto, o consumo é muito alto. O asfalto também é muito importante”, afirma o morador.

Aconteceu em Joinville no Twitter – Clique Aqui

Para Mauro Luiz Araújo, presidente da Associação de Moradores da Vigorelli, a REURB é recebida com muita emoção para todos da comunidade. “Estou aqui há três décadas, e vivemos com muitas limitações. Não só estruturais, mas também psicológicas. Você trabalhava e não sabia se daria conta de dormir, por causa do calor, das picadas de maruim, das preocupações pela falta de dinheiro para pagar o óleo diesel”, pontua Araújo.

O presidente da Associação de Moradores acredita que a REURB não é só importante para Joinville, mas para pessoas de todo Brasil e de outros países que se encantam pela Vigorelli. “Os estrangeiros ficam pasmos quando falávamos para elas que aqui não tem estrutura, sendo que estamos tão perto do Aeroporto”, conta Araújo.

Como bem define José Godinho, que mora há 30 anos na Vigorelli: “Isso aqui é o paraíso, é a praia de Joinville!”.

Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI

Block