Terça, 28/06/2022
Joinville - SC
janeiro 5, 2020
Compartilhar
Ouvir publicação

Em cerimônia realizada na manhã deste domingo, na Praça da Bandeira, no Centro Histórico de São Francisco do Sul, o prefeito Renato Gama Lobo inaugurou a placa alusiva aos 516 de descobrimento da cidade pelo navegador francês Binot Paulmier de Gonneville, no dia 5 de janeiro de 1504.

Participe do grupo de TELEGRAM  do Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

A placa reproduz o texto sobre o navegador e a imagem do navio L’Espoir que estão junto ao busto de Binot de Gonneville no “Jardim das Personalidades” de Honfleur, cidade francesa irmã de São Chico.

Participaram da solenidade o vereador João Miranda, representando o Legislativo Municipal, e o sargento Bruno Quirino, representando o comandante da Capitania dos Portos, Rafael Pinto, secretários municipais, servidores da Prefeitura e comunidade francisquense em geral. A Banda Guarani executou os hinos Nacional e de São Francisco do Sul.

Renato Gama Lobo lembrou que, há alguns anos, durante uma visita do então governador Eduardo Pinho Moreira, ele mencionou que Santa Catarina havia começado por São Francisco do Sul. Pinho Moreira indagou se havia como provar e, tempos depois, quando estava numa viagem à França, em Paris, para apresentar na Universidade de Sorbonne o projeto da TPA, junto com os secretários de Meio Ambiente, Gabriel Conorath, e de Turismo, Jamille Machado Douat, o prefeito conseguiu a prova.

Numa visita a Honfleur, a esposa do secretário Conorath, Fabíola, encontrou o busto de Binot de Gonneville no “Jardim das Personalidades”, onde no texto cita a passagem por São Francisco do Sul. Numa consulta oficial aos arquivos de Honfleur, foi obtida a confirmação da passagem do navegador pela Baía da Babitonga e a reprodução da imagem que serviu como base para a placa inaugurada neste domingo (em versão traduzida para o português) e o texto em francês e em inglês.

“É o comprovante de que, de fato, São Francisco do Sul foi descoberta pelo francês que a gente tanto fala, Binot de Gonneville. Hoje, nós francisquenses podemos provar que aqui começou a nossa história. Por mais simples e simbólica que seja, essa placa para mim tem muito valor”, disse, emocionado, o prefeito Renato Gama Lobo.

Block