Quarta, 29/06/2022
Joinville - SC

Prefeitura de Joinville terá que elaborar diagnóstico de pessoas em situação de rua

junho 10, 2022
Prefeitura de Joinville terá que elaborar diagnóstico de pessoas em situação de rua
Compartilhar
Ouvir publicação

A 12ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville instaurou um Procedimento Administrativo para acompanhar e fiscalizar a elaboração de diagnóstico socioterritorial da população em situação de rua de Joinville.

A Prefeitura tem 24 meses para a execução dessa pesquisa.  Em 2019, o MPSC ajuizou uma Ação Civil Pública para cobrar da administração municipal ações no atendimento adequado às pessoas que vivem nas ruas da cidade. A obrigatoriedade da elaboração do diagnóstico foi confirmada pelo Tribunal de Justiça após o julgamento do recurso do Município no ano de 2021.

O Diagnóstico Socioterritorial é uma pesquisa que serve de ferramenta na elaboração de políticas públicas de Assistência Social. Com ele, é possível saber quais as verdadeiras demandas por direitos, serviços e benefícios sociais, potencialidades existentes e as principais questões embasarão o planejamento de uma política nessa área.

A Ação Civil Pública transitou em julgado no mês de setembro de 2021 e o executivo municipal tem até setembro de 2023 para desenvolver o estudo e entregar o diagnóstico completo. Durante todo esse período, o Ministério Público de Santa Catarina irá fiscalizar o desenvolvimento do trabalho.

Block