Sabado, 28/05/2022
Joinville - SC

Prefeitura de Joinville realiza cursos gratuitos para produtores rurais em maio

abril 26, 2022
Prefeitura de Joinville realiza cursos gratuitos para produtores rurais em maio
Compartilhar
Ouvir publicação

No mês de maio, a Prefeitura de Joinville, por meio da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), oferece nova programação de cursos gratuitos direcionados a produtores e trabalhadores rurais.

As aulas serão ministradas na sede da UDR/SAMA (Rodovia SC 418, 271 – Escola Agrícola, Pirabeiraba), das 8h às 17h, com uma hora de intervalo para o almoço.

Podem participar pessoas a partir de 18 anos que residam ou trabalhem na área rural de Joinville. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail edvaldo.cunha@joinville.sc.gov.br, ou pelos telefones (47) 3424-1188, (47) 3424-1177 e (47) 99250-8206.

Os cursos gratuitos para produtores rurais acontecem em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Joinville e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC).

Programação de cursos

A agenda de capacitações do mês de maio será aberta com o curso Qualidade do Leite, a ser realizado nos dias 2 e 3 (segunda a terça-feira). O conteúdo vai abordar questões como a importância da sanidade da vaca leiteira; cuidados e higiene na ordenha; higiene, limpeza e sanitização de equipamentos e instalações; importância da qualidade da água; diagnóstico, controle e prevenção de mastite.

Também no dia 3 (terça-feira), acontece o curso de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural, com orientações sobre responsabilidade, operação, impressão e relatórios da NF-e do Produtor Rural. Uma segunda edição desse curso também será realizada no dia 24 (terça-feira).

Já nos dias 12 e 13 (quinta e sexta-feira), a grade será dedicada ao curso de Culinária de Peixes e Frutos do Mar, com temáticas como manipulação, beneficiamento e preparo de pratos com peixes e frutos do mar.

Para os interessados em aprender mais sobre como gerir o seu negócio, a dica é o curso Administração Rural – Gestão da Propriedade Rural, nos dias 16, 17 e 18 (segunda, terça e quarta-feira). Em destaque, conceitos básicos de administração rural, recursos e definição da propriedade rural, elaboração de inventário e balanço patrimonial, elaboração de planejamento estratégico da propriedade e da família.

Na mesma data (16 a 18), será realizado o curso Segurança e Saúde no Trabalho com Agrotóxicos – NR31, que vai apresentar conceitos, características, proteção, vestimentos, intoxicação, equipamentos, primeiros socorros, formas de exposição, segurança, transporte, armazenamento, rotulagem, medidas higiênicas e destinação de embalagens vazias.

Encerrando a programação de capacitações de maio, nos dias 19 e 20 (quinta e sexta-feira), acontece o curso Fruticultura – Controle Fitossanitário, que vai apresentar manejo do solo e adubação, manejo de doenças, poda verde e raleio.

Block