terça-feira,

20/02/2024

Joinville/SC

Search
Close this search box.

Prefeitura de Joinville inaugura Clínica Especializada em Saúde da Mulher

Nesta sexta-feira (27), foi inaugurada a Clínica Especializada em Saúde da Mulher de Joinville, um local com cuidado integral para a manutenção e promoção da saúde da mulher e que abriga serviços especializados em mastologia e patologia do colo uterino. O objetivo da nova clínica é garantir tratamento, apoio e acolhimento às mulheres em local exclusivo.

“É mais uma conquista muito grande para a cidade de Joinville. São vários especialistas que fazem o acompanhamento da saúde da mulher, em um lugar totalmente reformado, um ambiente preparado e muito acolhedor”, explica o prefeito Adriano Silva.

No local, as mulheres têm um suporte integral por meio de equipe multidisciplinar, para oferecer consultas, avaliação e diagnóstico, exames como biópsias e ultrassonografia. Caso necessário, também é feito o encaminhamento para serviço de referência ambulatorial ou cirúrgica.

A clínica funciona no mesmo prédio da Policlínica Boa Vista, na rua Helmut Fallgatter. São 418 m² de área, que abrigam 10 consultórios, salas de atendimento em um espaço humanizado, incluindo um auditório.

As obras foram executadas com recursos próprios da Prefeitura de Joinville, em um investimento de cerca de R$600 mil. Foram feitas a revisão dos revestimentos internos e do pátio externo, pintura interna e externa, revisão das instalações elétricas, hidrossanitária, preventiva contra incêndio e paisagismo, além de instalação de uma nova comunicação visual.

“O primeiro atendimento continua sendo com as equipes das Unidades Básicas de Saúde da Família. Uma vez detectada alguma possibilidade de problema, ela vem para essa clínica. Nós queremos que cada mulher se sinta abraçada, que ela saiba que não está sozinha nessa caminhada,” exemplifica a secretária de Saúde de Joinville, Tânia Eberhardt.

“Essa clínica vem para somar nos atendimentos. Quando a mulher tem o diagnóstico de câncer, ela tem muita pressa, precisa de um atendimento rápido para rastrear, então essa clínica veio na hora certa. A mulher joinvilense vai ter muito mais qualidade no atendimento e no acolhimento”, avalia Maria de Lourdes Ficagna, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joinville.

Como buscar atendimento

A porta de entrada para o serviço são as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). A partir da consulta e avaliação feita na Atenção Primária, a paciente poderá ser encaminhada para a Clínica Especializada em Saúde da Mulher. A equipe é multidisciplinar e conta com 5 mastologistas e 3 patologistas de colo uterino.

Desta forma, serão oferecidos os serviços de Mastologia: consulta na especialidade médica de mastologia, ambulatório de mastologia para avaliação e diagnóstico, exames de biópsia guiada por ultrassonografia e estereotaxia, definição de tratamento e seguimento ambulatorial com exames de estadiamento ou encaminhamento para procedimento cirúrgico.

A clínica também oferece serviços de Patologia do Colo Uterino: consulta na especialidade médica, avaliação de exames com colposcopia e biópsias para manejo no próprio serviço, encaminhamento para serviço de referência ambulatorial ou cirúrgica para tratamento específico.

A Clínica Especializada em Saúde da Mulher oferece humanização e qualidade na atenção integral à saúde da mulher com a elaboração do Projeto Terapêutico Singular.

Exposição Mulheres de Joinville

As paredes da Clínica Especializada em Saúde da Mulher recebem a exposição “Mulheres de Joinville”. A mostra retrata 14 mulheres, de diferentes áreas de atuação, que colaboram para a cidade e inspiram a comunidade. Enquanto aguardam pelo atendimento, as pacientes poderão conhecer a história de vida dessas mulheres joinvilenses.

Confira quem são as mulheres homenageadas

– Ana Paula Bail: É bombeira desde 2015 no Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.

– Cinara Fernandes: Empresária de sucesso no segmento têxtil de moda feminina.

– Elisete Felipe Quirino: É agente de polícia na Polícia Civil de Santa Catarina desde 1996 e desenvolve suas atividades na Delegacia de Proteção à Criança Adolescente, Mulher e Idoso de Joinville.

– Ir. Elizabete Pinto e Ir. Ivete Negreli: Integram a Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, congregação religiosa que atua no Hospital Infantil Jeser Amarante Farias.

– Jacila Barbosa: Conhecida como Mãe Jacila, há mais de 30 anos desenvolve trabalho social promovendo a igualdade pela Casa da Vó Joaquina.

– Margarida Klouck: É uma das mulheres mais conhecidas na região central de Joinville. Há mais de 15 anos, empreende vendendo pipoca.

– Margi Loyola: Empresária, é a primeira mulher a presidir a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ).

– Margit Gern Olsen: Atua como Relações Institucionais na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

– Maria de Lourdes Ficagna: É voluntária e presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joinville.

– Maria Iliana Soares Coelho: É médica, com mais de 40 anos de profissão. Desde 1992, presta atendimento e desenvolve importantes projetos com foco na qualidade de vida da população joinvilense na Unidade Básica de Saúde da Família Bom Retiro.

– Marilda de Oliveira Ramos: Foi diretora da Escola Municipal Governador Heriberto Hülse, no bairro Boa Vista, por 53 anos.

– Monica Ignês de Magalhães: Tem posição destacada de liderança por somar e contribuir com os demais membros da comunidade Vigorelli.

– Sandra Maria de Andrade: É servidora pública municipal e trabalha na Secretaria de Assistência Social, desenvolvendo as atividades na Casa Abrigo Viva Rosa.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo