Sabado, 16/10/2021
Joinville - SC

Prefeitura de Jaraguá do Sul apresenta ônibus elétrico

agosto 31, 2021
Prefeitura de Jaraguá do Sul apresenta ônibus elétrico
Compartilhar
Ouvir publicação

Autoridades do município e a imprensa conheceram nesta semana o ônibus elétrico que começará a circular em Jaraguá do Sul nos próximos dias. Parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Instituto da Indústria Eggon João da Silva, Fiesc, Senai, WEG e Viação Canarinho, o eBus, foi desenvolvido em parceria entre a WEG e a UFSC.

Na segunda-feira (30), o eBus foi apresentado ao prefeito de Jaraguá do Sul e algumas lideranças regionais. Lunelli ressaltou a importância da parceria entre as instituições e frisou que a inovação é uma das grandes marcas do município. “Trabalhamos com vistas ao progresso, fomentando ações inovadoras”.

Nesta terça-feira (31), foi a vez da imprensa e outras autoridades conhecerem o ônibus elétrico.
Valter Luiz Knihs, diretor de Sistemas Industriais e e-Mobilidade da empresa WEG frisou que este é o primeiro ônibus no Estado a circular com esta proposta voltada à comunidade. “É um novo conceito de modernidade. Estamos vivenciando uma transformação na sociedade”, pontuou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Daniel Gustavo Schmitz de Arruda, destacou que o eBus será uma experiência nova para os jaraguaenses e a proposta vem de encontro aos objetivos da Administração Municipal, que é incentivar a inovação.

O ônibus elétrico possui capacidade para transportar 38 passageiros sentados e estará à disposição da comunidade para passeios às sextas, sábados e domingos, com saída da Via Verde em três horários, 9h, 13h30 e 16h30.

Os passeios começam já nesta sexta-feira (03).
A rota será da Via Verde, na Ilha da Figueira, em direção ao Parque da Inovação, no bairro Três Rios do Sul e retorno para a Via Verde, sem paradas, num percurso que deve durar cerca de 30 minutos.
O ônibus elétrico ficará em Jaraguá do Sul pelos próximos meses e os passeios seguirão todos os protocolos de segurança contra a covid-19.

O eBus possui propulsão elétrica composta de motor elétrico WEG de 200kW, e um inversor de frequência CVW 900 ambos com refrigeração a água e que asseguram uma velocidade máxima de 80 km/h com total segurança para todos os passageiros e condutor, o sistema de armazenamento de energia é composto por baterias de Ion de Lítio que asseguram uma autonomia de 70 km.

O sistema de recarga será realizado por eletroposto WEG de 60kW que tem a capacidade de realizar a recarga do total do eBus em 1 hora instalado na garagem da Viação Canarinho, o eBus conta também com sistemas de internet Wi-fi de alta velocidade e mesa de reunião para os passageiros.

Siga-nos no nosso Instagram para receber notícias da região direto no seu celular. Para participar, basta CLICAR AQUI 

Block