Segunda, 27/06/2022
Joinville - SC

Prefeitura assina ordem de serviço para pavimentação de 13 ruas em Pirabeiraba

abril 19, 2022
Prefeitura assina ordem de serviço para pavimentação de 13 ruas em Pirabeiraba
Compartilhar
Ouvir publicação

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), assinou a Ordem de Serviço para pavimentação em asfalto de 13 ruas de Pirabeiraba. O ato aconteceu na manhã desta terça-feira (19), na Igreja Cristo Consolador, da Comunidade Luterana de Pirabeiraba, com a presença do prefeito Adriano Silva e da vice-prefeita Rejane Gambin.

Também participaram secretários e autoridades estaduais e municipais, vereadores, lideranças comunitárias e religiosas e, especialmente, a comunidade de Pirabeiraba que comemorou a novidade para a região.

As obras serão realizadas pela Construtora Fortunato, de Joinville, empresa vencedora do processo licitatório. Ao todo, 2,7 quilômetros de extensão serão pavimentados, contemplando as ruas Alfredo Degenhardt (210 m), Andrelino Nunes da Silva (254 m), Augusto Struck (426 m), Bernardo Schneider (363 m), Conselheiro Pedreira (176 m), 12 de Outubro (82 m), Expedicionário Augusto Fielder (360 m), Francisco Alves de Souza (73 m), Herberto Bergemann (68 m), Padre Zeno (72 m), Paulo Schramm (179 m), Rio da Prata (139 m) e XV de Outubro (360 m).

O investimento total será de R$ 5.048.960,09, obtidos por meio de financiamento da Prefeitura de Joinville junto ao Banco do Brasil. 

Para o secretário de Infraestrutura Urbana e Joinville, Jorge Luiz de Sá, a mobilidade que será proporcionada por meio da pavimentação asfáltica vai garantir conforto e segurança aos moradores.

Outro ponto destacado pelo secretário será a participação ativa da comunidade que poderá acompanhar reuniões quinzenais onde serão apresentados o andamento de cada obra, a atualização dos cronogramas e o esclarecimento de dúvidas.

“O sistema constituído pela Prefeitura de Joinville para essas obras, com a participação da comunidade, é um ponto forte”, afirmou o secretário.

De acordo com o prefeito Adriano Silva, além das obras de pavimentação, a Prefeitura de Joinville vem realizando outras ações importantes voltadas aos moradores de Pirabeiraba.

Entre elas, estão o investimento e as parcerias firmadas entre a Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) e os agricultores e produtores rurais; bem como a valorização do turismo rural.

“Queremos fazer com que Pirabeiraba venha para o centro do turismo rural da cidade, atividade que mais emprega pessoas e atrai visitantes para a região. Em 2021, mais de 250 mil pessoas visitaram as nossas áreas rurais”, declarou o prefeito.

Valorização e qualidade de vida

Para celebrar o anúncio das obras de pavimentação, um grupo de moradores da rua Alfredo Degenhardt participou do evento de assinatura da ordem de serviço.

Há 40 anos residindo no local, a aposentada Marina Melli destacou o movimento intenso de carros, ônibus e caminhões de empresas no local e os transtornos que vivem no dia a dia.

“No tempo de calor, tem muita poeira, e quando chove, sofremos com o barro. A pavimentação vai mudar tudo e valorizar a nossa rua que está feia. Acho que vai melhorar 100%”, prevê.

A sua vizinha, a dona de casa Oleone Grassielli, também já avalia as melhorias que estão por vir: “A nossa saúde vai mudar e a limpeza da casa também. Será outra qualidade de vida, é algo que nós merecemos”.

A operadora de injeção, Clarice da Rosa, completa: “Para nós, é uma questão de dignidade, podermos dizer que a rua onde a gente mora tem calçamento. É algo para os nossos filhos, para os nossos netos. Esperamos e lutamos muito tempo por isso”.

Block