domingo,

23/06/2024

Joinville/SC

Search
Close this search box.

Pré-estreia de documentário sobre Harmonia Lyra acontece no Garten Shopping

 

O documentário “Nos Palcos da Lyra” representa um marco cultural para Joinville, refletindo a força e a paixão da cidade pela arte e a história.

No dia 23 de novembro, o Garten Shopping recebe a pré-estreia do documentário “Nos Palcos da Lyra – A Cultura de Joinville em 16 Décadas”.

A produção busca retratar uma viagem pela história cultural de Joinville, tendo como eixo narrativo a trajetória da Sociedade Cultural Harmonia Lyra, uma das mais antigas e influentes organizações culturais da cidade.

Aberto ao público e de forma gratuita, o evento será realizado às 10h no GNC Cinemas.

“Nos Palcos da Lyra” traça o papel significativo da Sociedade Harmonia Lyra na moldura social, histórica e política de Joinville.

Com duração de 60 minutos, conta com entrevistas, materiais do Arquivo Histórico de Joinville e teve a contribuição de historiadores. A produção foi desenvolvida com uma linguagem contemporânea, inspirada em produções de canais como The History Channel e Smithsonian.

O documentário tem uma abordagem dinâmica, com reconstituições realistas de momentos históricos. Um destes momentos é a dramatização de uma aula de dança com a atriz Fernanda Moreira interpretando Liselott Trinks, professora da primeira escola de ballet de Joinville.

Alunas da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil também participam da cena.

Com captação de som em alta qualidade e imagens gravadas em 4k, a qualidade técnica eleva a experiência cinematográfica, valorizando ainda mais essa importante narrativa histórica da cidade.

A produção é da Ocotea Filmes, com direção de Anderson Dresch. Já a trilha sonora original é do produtor e sound designer Claudio Ferrari e do pianista e compositor Rafa Ribeiro.

Sinopse

Iniciando sua narrativa na fundação da Sociedade Harmonia Lyra em 1858, o filme explora as complexidades e a resiliência dos primeiros imigrantes alemães, demonstrando como a cultura, a arte e a sociabilidade foram cruciais na formação do espírito pioneiro da cidade.

Desde o majestoso palácio inaugurado em 1930, projetado pelos renomados arquitetos R. Muenz e Max Miers, até as festividades e eventos artísticos contemporâneos, “Nos Palcos da Lyra” é um testemunho do legado duradouro da sociedade na construção da identidade cultural joinvilense.

O objetivo dos produtores é inscrever o filme em festivais nacionais e internacionais e exibi-lo em diversas instituições educacionais e culturais, garantindo a preservação e a divulgação do rico patrimônio material e imaterial de Joinville. O filme tem patrocínio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – SIMDEC e Prefeitura Municipal de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Agende-se!
O quê: Pré-estreia do documentário “Nos Palcos da Lyra – A Cultura de Joinville em 16 Décadas”.
Quando: Dia 23 de novembro, às 10h.
Onde: GNC Cinemas – Garten Shopping.
Quanto: Evento gratuito.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo