Domingo, 16/01/2022
Joinville - SC

Porto de São Francisco tem aumento de 12% no número de navios atracados em 2021

janeiro 11, 2022
Porto de São Francisco tem aumento de 12% no número de navios atracados em 2021
Compartilhar
Ouvir publicação

A eficiência do complexo portuário e o dinamismo da economia catarinense possibilitaram que 460 navios atracassem no Porto de São Francisco do Sul no ano passado. Os dados representam um crescimento de 12% em comparação com 2020, quando 410 embarcações utilizaram o porto do Norte de Santa Catarina para o embarque e desembarque de mercadorias.

Participe do grupo de Whatsapp Aconteceu em Joinville – Clique Aqui

Os números se referem ao porto público de São Francisco do Sul e ao terminal privado Tesc, que faz parte do complexo.  Em média, ao longo de 2021, foram 38 navios por mês, enquanto que no ano anterior a média mensal chegou a 34. Atualmente, o Porto de São Francisco tem capacidade para receber até sete navios simultaneamente.

A maioria das atracações (235) foram de navios com carga geral (como madeira, celulose e produtos siderúrgicos), que representaram 51% da movimentação.
Outras 220 embarcações (48%) carregavam granel sólido (fertilizantes, ureia e grãos, como soja). Aos cinco navios restantes eram de granel líquido, como óleo vegetal.

Impulsionado pelo auge na exportação de soja, os meses de abril e junho registraram o maior número de atracações, 45 em cada período de 30 dias.  Em maio, por sua vez, 43 navios passaram pelo Porto.

Recorde na movimentação de carga

A maior quantidade de navios está diretamente relacionada ao recorde histórico na movimentação de cargas no Porto de São Francisco do Sul em 2021.
No ano passado, os produtos transportados chegaram a 13,6 milhões de toneladas, um aumento de 14% com relação a 2020, quando a soma da exportação e importação de produtos atingiu 11,9 milhões de toneladas.

Os dados consolidaram o porto do Norte do Estado como o 7º maior em movimentação de carga entre os 34 portos públicos do Brasil, e o primeiro de Santa Catarina.

Dados gerais do Porto de São Francisco
– 3º melhor porto em desempenho do Brasil.
– 4º lugar no ranking ambiental entre os 34 portos públicos brasileiros.
– Maior complexo portuário em movimentação de carga de Santa Catarina.
– 7º maior porto público do Brasil em movimentação de carga geral.
– Sete berços de atracação de navios, numa área de 244 mil m2.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Block