Quarta, 28/07/2021
Joinville

Policial Militar que atuou por 32 anos recebe homenagem de juízes e servidores

julho 20, 2021
Policial Militar que atuou por 32 anos recebe homenagem de juízes e servidores
Compartilhar
Ouvir publicação

Por mais de 32 anos e meio, João Maria Stein, conhecido carinhosamente como “Sargento Stein”, atuou como policial militar no Fórum de Joinville. Sempre prestativo e atento a tudo que se passava no Fórum da cidade mais populosa de Santa Catarina, Stein era considerado uma referência para quem se dirigia ao prédio do Poder Judiciário. Cumprimentava a todos e cuidava da segurança do prédio. Stein ficou conhecido por sua amizade e cordialidade com todos os servidores e magistrados.

 

Na tarde da última sexta-feira (16/07), Stein, que está aposentado, retornou ao Fórum. Desta feita, contudo, não para trabalhar. Foi sim para receber uma placa de homenagem pelos serviços prestados durante mais de três décadas. A homenagem contou com a presença do diretor do Fórum Central, juiz Márcio Renê Rocha; do diretor do Fórum Fazendário, juiz Renato Luiz Carvalho Roberge; do juiz João Marcos Buch e do chefe da Secretaria de Fórum Central de Joinville, Fabrício Antunes Matiola.

“Esta placa representa o carinho e o reconhecimento do Poder Judiciário pela minha pessoa. Quero agradecer imensamente toda a família forense de Joinville. Fico muito feliz e grato com esta honraria concebida. Meu muito obrigado, de coração!”, destacou o sargento Stein.

A função do policial militar no Fórum, interpreta o sargento Stein, é promover a prevenção ostensiva, garantir a segurança de todos e atender as demandas sempre que requisitado. “A gente é pago pelo cidadão. O Fórum sempre foi minha segunda família. Pra mim, foi um aprendizado muito grande. Daqui do Fórum, vou levar amizade, companheirismo, lealdade e confiança de todos com os quais convivi nestas mais de três décadas de bem servir”, agradeceu Stein.

O diretor do Fórum Central da comarca de Joinville, juiz Márcio Renê Rocha, ressaltou a importância dos serviços prestados pelo policial militar. “Uma pessoa dedicada ao trabalho e a questões sociais. Agradecemos pelos relevantes trabalhos exercidos. Receba nossa homenagem, em nome de todos os magistrados e servidores”, anotou o juiz. Os juízes João Marcos Buch e Renato Luiz Carvalho Roberge também aproveitaram a ocasião para enaltecer as qualidades do Stein na atividade de prevenção e segurança do prédio do PJSC.

Histórico

Natural de Três Barras, Stein chegou em Joinville aos 18 anos de idade em busca de oportunidades de trabalho. No dia 1º de setembro de 1981, ingressou na Polícia Militar de Santa Catarina. Sua primeira atividade aconteceu na 2ª Companhia do 1º Batalhão da PM de Itajaí, localizada em Joinville.

Em 1986, concluiu o curso para Cabo/Combatente. Em maio de 1988, foi convidado para atuar no Fórum de Joinville, quando o prédio ainda localizava-se na rua Princesa Isabel, no centro da cidade. Stein lembra como se fosse hoje a sua chegada.

“Fui recepcionado pela chefe de cartório Tânia (atualmente na 1ª Vara Criminal de Joinville) e pelo secretário do fórum, Ademir Moser. O diretor do fórum era o Dr. Rui Pedro Schneider (atualmente desembargador aposentado) e, no total, tinham 10 juízes atuando aqui na comarca de Joinville”, explica o sargento. Quando o novo prédio do Fórum de Joinville foi inaugurado, em 1998, Stein também acompanhou a mudança.

Futuro

Com sua aposentadoria, após 39 anos e três meses de serviços na PM, Stein vai buscar uma vida mais voltada à natureza e assim cuidar mais da saúde e também da sua família. Como nasceu em meio à mata e agricultura, Stein pretende estar mais presente em Três Barras, no planalto norte do Estado, onde possui sua mãe e alguns irmãos. Sua intenção, em Três Barras, é fazer um espaço de contemplação da natureza em sítio que possui naquela região.

 

Block