Últimas notícias
Home » Joinville » Plenário aprova universalização de castração gratuita de cães e gatos
    

Plenário aprova universalização de castração gratuita de cães e gatos

Foi aprovada na sessão desta quarta-feira (11), em primeira votação, a universalização da castração gratuita para cães e gatos. Assim, todos os joinvilenses poderão ter o direito de castrar de graça esses animais, possibilidade restrita hoje apenas a famílias de baixa renda.



O texto já tinha passado antes por Legislação, Urbanismo e Finanças e agora segue para elaboração da redação final na Comissão de Legislação por ter recebido emenda. Finalizada a redação final, o texto volta ao Plenário e, aprovada a versão final do texto, ele segue para sanção ou veto do prefeito.

Atualmente, o Programa de Proteção Animal de Joinville (LC 360/2011) restringe a gratuidade a animais cujos tutores comprovem não ter dinheiro para a cirurgia. O projeto altera o texto, priorizando cães e gatos de rua, os tutelados por ONGs e por cidadãos em vulnerabilidade socioeconômica.

Segundo a vereadora proponente, Ana Rita Negrini Hermes (Pros), a ideia é “universalizar” a castração. “É um passo na solução dos problemas de abandono e maus tratos de animais, que inclusive são questões que afetam a saúde pública”, disse.
O gabinete da vereadora ressalta que caberá ao Poder Executivo determinar quantas cirurgias serão feitas e o quanto gastará com o serviço. Jornalismo Câmara de Vereadores de Joinville.

Facebook Comments

About Redação

Redação
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor da revista. O portal de notícias Aconteceu em Joinville tem o compromisso de levar a informação a população joinvilense através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.
error: Todos os direitos reservados - Aconteceu em Joinville